Não consegue desgrudar do smartphone? Esses apps podem te ajudar a usá-lo menos

 Se tem uma coisa que as pessoas mais fazem ultimamente é ficar checando as redes sociais, postando fotos ou mandando mensagens através dos smartphones. Com a popularização dos aparelhos, que hoje podem ser adquiridos por menos de R$600, eles se tornaram uma parte importante de nossas vidas. É por meio deles que realizamos pagamentos, conhecemos pessoas novas, arranjamos emprego, estudamos ou conhecemos outros lugares do mundo. Tudo na palma da mão. Mas essas facilidades também podem trazer o risco de se viciar em smartphones. 

Uma levantamento realizado pela Statista, empresa de estatísticas, revela que o tempo médio de uso de smartphones pelos brasileiros cresceu mais que duas vezes em quatro anos. Enquanto que em 2012 a média era menor que duas horas por dia, em 2016 os brasileiros passam quase cinco horas diárias interagindo com o aparelho. Pensando nisso, algumas empresas oferecem aplicativos e funcionalidades que podem ajudar quem precisa passar menos tempo no mundo digital. A seguir, deixo algumas dicas para os dois principais sistemas operacionais: iOS e Android. 

Tempo de Uso (iOS): o recurso vem embutido na versão mais recente do sistema operacional que equipa iPhones e iPads. Ele oferece a possibilidade de limitar o uso de cada app, restringir o período de uso do aparelho e possibilita que pais possam controlar o uso de aplicativos usados por seus filhos em um dispositivo compartilhado, como um tablet, por exemplo. 

Google Digital Wellbeing (Android): o serviço está disponível na versão Pie do Android. Por meio do aplicativo, o usuário pode ver em gráficos quais aplicativos são mais abertos, o número de notificações de cada um e cronômetros, que possibilitam que o usuário coloque um limite de uso diário dos aplicativos, de 15, 30 ou 60 minutos. Há também recurso que ajuda a desabilitar notificações enquanto você estiver dormindo. 

Os aplicativos a seguir cumprem tarefas parecidas com os dois aplicativos mencionados acima, que estão embutidos nos sistemas operacionais. 

Siempo (para Android): http://www.getsiempo.com/ 

Moment (iOS e Android): https://inthemoment.io 

Flipd (iOS e Android): http://www.flipdapp.co/ 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook