Nem na ETA, nem em Itapuã: presídio federal será em Eldorado

Presídio federal no RS seguirá o modelo de outras unidades da União pelo país | Divulgação

 

Reportagem da rádio Guaíba confirmou com o Ministério da Justiça, nesta sexta, que o presídio federal especulado para Viamão será construído em Eldorado do Sul

 

Uma área da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, a Fepagro, que fica entre a Estrada do Conde e a BR-116 em Eldorado do Sul teria sido a escolhida para sediar o investimento federal – que deve chegar à casa dos R$ 40 milhões. Eldorado entrou na rota do presídio depois que o local originalmente escolhido em Charqueadas foi descartado pelo Ministério da Justiça, em abril.

Foi nessa época que Viamão voltou aos planos para receber o empreendimento.

LEIA TAMBÉM

5 a favor e 1 motivo contra o presídio federal em Viamão

 

Duas áreas chegaram a ser vistoriadas por aqui: um terreno que fica ao lado da ETA e pertence à escola e outra área em Itapuã que parece ser a do antigo hospital-colônia. As áreas em Viamão, no entanto, teriam características  mais favoráveis à instalação de um presídio estadual – ou cadeião, como a polícia costuma chamar: um presídio para detentos temporários e apenados com condenações leves.

A ideia do cadeião não está descartada: porém, o Estado não tem dinheiro para fazer o investimento sozinho. E pode conseguir um parceiro para tocar a obra.

LEIA MAIS

Quanto mais se fala nele, mais perto de Viamão o presídio fica

 

O Zaffari seria o primeiro deles. Em meados do ano passado,  a rede supermercadista anunciou uma permuta que lhe dará a posse de uma área da Fundação de Recursos Humanos do Estado ao lado do shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. Em troca, construiria quatro presídios na região metropolitana – e um deles poderia ser este especulado para Viamão.

LEIA TAMBÉM

Câmara não é contra o presídio, mas quer contrapartidas

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Vazio existencial

Carmen tinha visões. Carmen não controlava seus instintos nem sua solidão. Às vezes, se desesperava no caos da existência. Principalmente para quem se questionava e necessitava saber. De tudo. Sua

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook