Reportagem da rádio Guaíba confirmou com o Ministério da Justiça, nesta sexta, que o presídio federal especulado para Viamão será construído em Eldorado do Sul
Uma área da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, a Fepagro, que fica entre a Estrada do Conde e a BR-116 em Eldorado do Sul teria sido a escolhida para sediar o investimento federal – que deve chegar à casa dos R$ 40 milhões. Eldorado entrou na rota do presídio depois que o local originalmente escolhido em Charqueadas foi descartado pelo Ministério da Justiça, em abril.
Foi nessa época que Viamão voltou aos planos para receber o empreendimento.
LEIA TAMBÉM
5 a favor e 1 motivo contra o presídio federal em Viamão
Duas áreas chegaram a ser vistoriadas por aqui: um terreno que fica ao lado da ETA e pertence à escola e outra área em Itapuã que parece ser a do antigo hospital-colônia. As áreas em Viamão, no entanto, teriam características mais favoráveis à instalação de um presídio estadual – ou cadeião, como a polícia costuma chamar: um presídio para detentos temporários e apenados com condenações leves.
A ideia do cadeião não está descartada: porém, o Estado não tem dinheiro para fazer o investimento sozinho. E pode conseguir um parceiro para tocar a obra.
LEIA MAIS
Quanto mais se fala nele, mais perto de Viamão o presídio fica
O Zaffari seria o primeiro deles. Em meados do ano passado, a rede supermercadista anunciou uma permuta que lhe dará a posse de uma área da Fundação de Recursos Humanos do Estado ao lado do shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. Em troca, construiria quatro presídios na região metropolitana – e um deles poderia ser este especulado para Viamão.
LEIA TAMBÉM
Câmara não é contra o presídio, mas quer contrapartidas