Bortoletti faz “gol de placa” ao firmar parceria com IFRS para instalar Prefeitura no campus
Classifiquei como um golaço do prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), na matéria que postei no site do Diário de Viamão – www.diariodeviamao.com.br – a parceria firmada entre Prefeitura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o IFRS. É uma mudança de endereço que merece ser elogiada por todas as pessoas de Viamão. Vou elencar algumas razões:
- 1 – A atual estrutura física onde está a Prefeitura (leia-se gabinete do prefeito e várias secretarias) está deteriorada e exigiria pesados investimentos para fazer a recuperação.
- 2 – Construir uma nova Prefeitura significaria gastar cerca de R$ 100 milhões, segundo as contas mais otimistas.
- 3 – A nova “casa” vai comprometer somente R$ 4 milhões para adequação das instalações às necessidades de funcionalidade.
- 4 – No novo endereço haverá mais conforto e segurança para que secretários e servidoires desempenhem suas funções.
- 5 – A Prefeitura não vai pagar aluguel por três amplos andares – 3.300 metros quadrados, contra os atuais 1.600 metros quadrados.
- 6 – No novo endereço, haverá mais facilidade de acesso por parte da população, já que, por exemplo, todos os ônibus urbanos e intermunicipais passam na frente do IFRS.
E tem mais...
Alguns comentários contrários alegam que o prefeito deveria ter consultado A, B ou C. Esquecem que Bortoletti anunciou, ainda durante a campanha, o projeto da rua coberta e de uma nova sede para a prefeitura e, com a goleada nas urnas, está cumprindo aquilo que prometeu. Não há nenhuma surpresa, portanto.
E pra encerrar
Alguns alunos e familiares podem ter ficado receosos quanto à convivência física entre um ambiente escolar e centenas de funcionários e usuários da Prefeitura. Consultei fontes que garantiram que serão prédios com entradas e ambientes totalmente distintos, com entradas e saídas independentes.
-.-.-.-.-.-.-.-
Vereador de direita divulga nota criticando a tornozeleira no ex-presidente Bolsonaro
O vereador Tiago Gutierres (PSD), de direita e mais votado para a Câmara na eleição de outubro do ano passado, não gostou nadinha da ação do STF que mandou botar tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro, entre outras medidas restritivas. Ele divulgou nota sobre, que reproduzo abaixo:
Hoje, o Brasil amanheceu com mais um duro golpe contra a nossa liberdade.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou que a Polícia Federal fosse até a residência do ex-presidente Jair Bolsonaro para instalar uma tornozeleira eletrônica, proibi-lo de manter contato com seu próprio filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, e ainda silenciá-lo nas redes sociais.
Não estamos diante de um ato de justiça — estamos diante de uma clara perseguição. Não há crime, não há condenação. O que há é o uso político do Judiciário para calar uma voz que representa milhões de brasileiros.
Vivemos tempos sombrios, em que discordar virou motivo de censura. Em que adversários políticos são tratados como inimigos a serem eliminados, não no debate, mas na canetada.
Isso não é democracia. Isso é autoritarismo disfarçado de legalidade.
Que o povo brasileiro esteja atento. Porque quando a liberdade de um é atacada, a liberdade de todos está em risco.
Com respeito à Constituição, Com coragem diante da injustiça, Com fé na verdade.
THIAGO GUTIERRES
Vereador de Direita Mais Votado de Viamão/RS.
-.-.-.-.-.-.-.-
Prefeito vai à China em agosto em missão com o IFRS. Embaixada chinesa vai custear a viagem
A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Viamão e o Instituto Federal do Rio Grande do sul (IFRS) já tem algo para comemorar. No mês que vem, uma missão liderada pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini, viaja a China em busca de conhecimento nas áreas de ciência, mobilidade acadêmica e tecnologia. É a primeira missão internacional do Parque Tecnológico do IFRS Campus Viamão. A ideia é, também, prospectar investimentos chineses em Viamão. Se vier uma única empresa da terra de Xi Gi Ping, já será uma grande vitória para o município. O prefeito Bortoletti vai junto, com o secretário Geral de Governo, Túlio Barbosa, entre outras lideranças da cidade.
O bom é que nem a Prefeitura, nem o IFRS, vão ter despesas. A embaixada da China vai arcar com os custos da missão.
Se eu soubesse falar chinês, me candidataria para ser o intérprete do grupo!
-.-.-.-.-.-.-.-
Vereadores da situação compareceram em peso à solenidade no IFRS
Obviamente que os oposicionistas da Câmara de Vereadores de Viamão não iriam comparecer, o que entendo. O que não compreendo é eles não prestigiarem um ato que soa extremamente positivo para a cidade, significa economia e vai estabelecer parâmetros bem mais elevados nas condições de prestação de serviços à comunidade.

Na foto, da assessoria do vereador Luisinho do Espigão, estão os parlamentares da base governista com o vice-prefeito, Maninho Fauri





