Escola municipal monta mini cidade, elege prefeita, vice e nomeia secretários
Câmara de Vereadores de Viamão sediou nesta quarta, dia 13, projeto de educação cidadã da Escola Glênio Peres que criou uma mini cidade, a Gleniópolis, até com eleição de uma prefeita (a aluna Júlia de Almeida Ferreira), vice, vereadores e secretário. A secretária da Saúde, Michele Galvão, não perdeu a oportunidade: “Viamão nunca teve uma prefeita, e ver meninas ocupando esse espaço nos enche de esperança e orgulho”, disse, quem sabe mirando uma futura candidatura ao cargo.
“Esse projeto mostra às nossas crianças que política não é lugar de gente ruim ou corrupta, mas sim de pessoas sérias, honestas e comprometidas com a cidade e com o bem comum. Quando plantamos essa semente cedo, formamos cidadãos mais conscientes e preparados para transformar o futuro”, escreveu Michele, nas suas redes sociais. E concluiu, com propriedade e razão: “É fundamental que desde a infância as meninas saibam que lugar de mulher também é na política, não apenas participando, mas liderando. Quanto mais cedo estimularmos esse protagonismo, mais chances teremos de ver um futuro com igualdade e representatividade”.
A secretária municipal da Educação, Márcia Culau, também esteve presente e se manifestou: “Hoje mais um dia emocionante pela possibilidade que tenho de estar Secretária de Educação! A EMEF Glênio Peres esteve presente na Câmara de Vereadores para validar a culminância do Projeto de Cidadania realizado pela escola! Tive o prazer de conversar com a Secretária de Educação escolhida pelos alunos da cidade Gleniópolis! Parabéns ao lindo trabalho EMEF Glênio Peres!”. Da secretária-aluna, ouviu a sugestão de o Município destinar notebooks aos estudantes da rede, para que seja possível implementar nas escolas a Cultura Digital.
Confira as fotos de Fernanda Mendes, da Câmara de Vereadores!




-.-.-.-.-.-.-.-
Governador implanta projeto que prefeito de Viamão já sancionou no Município
Projeto elaborado pelo governo do prefeito Rafael Bortoletti (PSDB), que premia escolas, diretores, professores, servidores e alunos que se destacarem pela evolução educacional, sancionado na semana passada pelo prefeito em exercício, Maninho Fauri (PSDB), foi lançado ontem, dia 13, pelo governador Eduardo Leite. Se baseia nos mesmos indicadores, Ideb, Saeb e Saers, que são indicadores que apontam quem mais se sobressaiu na questão educacional na rede estadual, com objetivo de fazer o Rio Grande do Sul subir no ranking nacional da educação.
-.-.-.-.-.-.-.-
Receita Estadual enviará dívidas do IPVA 2025 para a Serasa
Se você ainda não pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), fique esperto. Além de risco de ter o carro recolhido para um depósito, a inadimplência pode lhe deixar com o nome sujo. A partir deste domingo, dia 17, a Receita Estadual vai começar a enviar registros de cerca de 222 mil proprietários de veículos que não quitaram o tributo referente a este ano e tiveram seus débitos inscritos em Dívida Ativa (DAT). O valor total devido é estimado em aproximadamente R$ 255 milhões.
Sem contar que o valor do IPVA só aumenta!
Após o vencimento, o atraso no pagamento gerou multa diária de 0,334% até o limite de 20%, de acordo com o final da placa do veículo. Passados 60 dias, ocorreu a inscrição em Dívida Ativa da Fazenda Pública, com acréscimo de mais 5% sobre o valor original. O saldo também é corrigido pela taxa Selic (atualmente em 15% ao ano) e pode ser objeto de protesto em cartório e cobrança judicial.
Olha o tamanho da encrenca!
-.-.-.-.-.-.-.-
Justiça do Trabalho media audiência sobre rescisões no Hospital Viamão
O juiz Matheus Brandão Moraes, da Justiça do Trabalho em Viamão, presidiu ontem uma audiência de conciliação virtual. Na pauta, as rescisões dos funcionários do Hospital Viamão que deveriam ter sido pagas pelo Instituto Maria Schmitt, o IMAS, que até o começo de julho administrava a instituição. A procuradora a prefeitura de Viamão, Bárbara Leme da Silva e do IMAS, Benta Beatriz Ghelere também participaram. Vários assuntos foram abordados e encaminhados. Nova audiência foi marcada para a semana que vem, dia 20.
-.-.-.-.-.-.-.-
Atendimento na Igreja Nossa Senhora da Conceição tem horário especial
Neste sábado, dia 16 de agosto, excepcionalmente, o atendimento da secretaria paroquial na Matriz Nossa Senhora da Conceição será apenas pela manhã, das 8h30min às 12h.
-.-.-.-.-.-.-.-
Missão internacional: IFRS firma primeira parceria com universidade chinesa
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no campus de Viamão, Lucas Coradini, comemorou nas suas redes sociais, nesta quinta, 14 de agosto, a primeira parceria firmada pela instituição educacional – campus de Viamão em território chines,com a Universidade de Fuzhou, que oferece 85 cursos de graduação para 58 mil estudantes. Segundo Coradini, 12 áreas de estudos da Fuzhou University estão entre as melhores do mundo, sendo que Química, Engenharia e Ciências são os principais destaques neste ranking. No campo da cooperação e intercâmbio internacionais a universidade mantém relações com mais de 140 instituições de ensino superior, centro de pesquisas e empresas renomadas de 50 países, inclusive a Universidade de Cambridge (Reino Unido). A parceria com o IFRS é a primeira da Fuzhou com uma instituição brasileira. “É um momento histórico, portanto, para ambas as instituições”, festejou o pró-reitor.


Fotos: Reprodução/Redes sociais
-.-.-.-.-.-.-.-
Publicado guia de informações acadêmicas para estudantes do Instituto Federal de Educação
Foi lançado segunda-feira, 11 de agosto, o Guia do Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O material, divulgado no Dia do Estudante, reúne informações sobre a vida acadêmica na instituição. O guia aborda temas como a estrutura da instituição, modalidades de cursos, espaços estudantis, calendário acadêmico, documentos do curso e normas para trabalhos acadêmicos. Também explica como solicitar auxílios estudantis, reforço extraclasse, participar de programas de mobilidade internacional, integrar projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de participar de eventos institucionais e de núcleos voltados à diversidade, história, arte, cultura e laboratórios makers.
O Guia está disponível para consulta no site do IFRS.