Novo TAC suspende todas multas por velocidade de janeiro a abril

Prefeitura assina aditivo ao TAC firmado com o Ministério Público e suspende todas as multas por excesso de velocidade de 15 de janeiro a 28 de março

 

Duas novidades voltaram a ferver no caldeirão da polêmica das multas em Viamão: o julgamento da Adin sobre a Lei Armando e um aditivo ao TAC da Prefeitura com o Ministério Público – a segunda, conseqüência da primeira.

Aos fatos: na quinta à tarde, o Tribunal de Justiça decidiu extinguir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) promovida pela Prefeitura contra a Lei 3094 de 2002, a chamada Lei Armando. Era a lei que proibia pardais e radares móveis em Viamão – só permitia lombadas eletrônicas em pontos em que a velocidade máxima fosse de 40km/h.

Com a extinção da ação, sem o julgamento do mérito, o Tribunal não resolveu se a lei era inconstitucional e, portanto, sua validade não pode ser questionada. Trocando em miúdos, a lei valia – e as multas aplicadas nos controladores podem ser anuladas.

E, aí, chegamos ao segundo fato: a nova suspensão das multas.

Sem a inconstitucionalidade da lei em mãos, o município não tem como validar as multas aplicadas e, então, foi novamente ao Ministério Público, onde um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 4 de abril deste ano lavrou um novo acordo. Com ele, estão suspensas as multas por excesso de velocidade aplicadas em 15 controladores por toda a cidade entre os dias 15 de janeiro e 28 de março.

Suspensas, não anuladas – ainda.

De acordo com o secretário de Governo, Nilton Magalhães, a Prefeitura estuda que medida vai ser tomada para saber o que deve ser feito com as multas que, por hora, foram suspensas.

– Não há uma decisão se a lei é inconstitucional. Temos que ver como isso fica. Mas não é interesse do município prolongar isso por dois ou três anos – adianta Nilton.

Segundo Nilton, um esclarecimento sobre o que deve ser feito dessas multas é necessário mesmo que a decisão seja a de anular as multas definitivamente.

– Nossa intenção é a de que houvesse uma redução de velocidade nas vias e isso já acontece. Na lombada do Guarapari, por exemplo, em fevereiro foram 100 notificações. Em março, 60. E em abril caiu para 12. Então o objetivo está sendo cumprido.

LEIA TAMBÉM

Suspensas 2 mil notificações de 6 pardais

Porque os controladores da Santa Isabel não entraram na suspensão?

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook