Quando pensamos em amizade logo vem a mente duas palavras: confiança e companheirismo. Há muitas teorias sobre os melhores amigos. Podemos combinar signos, idades, relações familiares e a proximidade. A verdade é simples: os nossos melhores amigos têm quatro patas. Esses pequenos seres estão sempre ao nosso lado, pedindo atenção, carinho e querendo brincar nos momentos mais estressantes!
Segundo teorias, ter um animal de estimação dentro de casa pode trazer inúmeros benefícios, entre eles: alegria, alívio da solidão, prevenção da depressão e exercício físico. Quem tem um cachorro em casa sabe muito bem do que eles estão falando! Basta você abrir a porta que eles já querem sair correndo e pulando no nosso colo. E os cachorros que crescem e continuam acham que cabem no nosso colo? É uma verdadeira dádiva ter um amigo sempre ao nosso lado. Os cachorros conseguem compreender quando estamos tristes, preocupados, alegres e doentes. De algum modo, eles chegam por perto, sentam ao nosso lado e esperam o momento ruim passar.
E quem tem gato? Sim, os felinos são muito mais independentes, mas sabem muito bem quando precisamos de uma ajuda. Os gatos são filtros e conseguem energizar um ambiente inteiro apenas com alguns “ronrar”. Segundo pesquisadores da filosofia espirita, os gatos são monges silenciosos que passam boa parte do tempo meditando. E por isso, fogem ao ouvir algum barulho ou música muito alta. Outro fator bem importante dos felinos é o afeto: o gato quando gosta de alguém, não fica tímido e nem pede licença para ganhar um colo! Essa troca de carinho ajuda muito pessoas depressivas e crianças com dificuldades de interação.
Tenho os dois exemplos dentro de casa: a minha cachorra, Laila e o meu gato, Tom. Eles vivem em harmonia e transformam o nosso lar em um lugar mais agradável e equilibrado. A Laila é super agitada e o Tom, um verdadeiro buda que dorme o dia inteiro (até esquece de comer). Eles nos ensinam tantas coisas que fica difícil citar aqui, a principal é a confiança e o companheirismo. Já comentamos isso por aqui? Sim! Eles são amigos. É a verdadeira prova de amizade!
Há poucos dias, a Laila começou a apresentar alguns problemas de locomoção, o que causa muita dor e medo. O Tom a convida para deitar na cama e tranquilamente demonstra o seu afeto: lambe ela devagar, tornando aquele momento menos doloroso. Nos ensinando a compartilhar até mesmo os momentos de tristeza.
Abrace o seu amigo de quatro patas! Diga a ele tudo que você sente que devolverá tudo em lambidas e muito carinho.





