O mundo de Alice | Literatura: para que serve e por que devemos ler?

Para além do conhecimento, da extensão de vocabulário e de uma boa redação no vestibular, a literatura serve para encantar-nos, para que o cotidiano não sequestre nossa esperança e nos leve a tudo o que há de bom na vida. A literatura é uma porta de entrada para os entediados, bem como para os apaixonados e para os que nada querem.

De modo paradoxal, ler um livro, despretensiosamente, nos leva a desejar muito daquilo que antes não conhecíamos. Nos tornamos ambiciosos, curiosos e inconformados. A solidão que nos acompanha, dá lugar ao drama ficcional que nos faz companhia imediata.

Com um livro, não ficamos desamparados e isso nos traz independência. Ele lhe acompanhará na padaria, no restaurante e na escola. Juntos e inseparáveis, confidentes e amantes. Mais do que romantizar a leitura, devemos problematizar o acesso aos livros e ao conhecimento.

Para muitos, o livro ainda é um artigo de luxo, alguns jamais chegaram a folhear uma boa história. Aos que possuem o privilégio de poder tocar nas folhas mágicas de um bom texto, é preciso responsabilidade para saber lidar com isso.

Um livro serve para que estejamos contentes e descontentes ao mesmo tempo, para que o questionamento esteja presente em nossas vidas. Para que não sejamos meros telespectadores e sim agentes ativos, para que cada palavra se transforme em algo transformador dentro de nós.

A literatura ainda é subestimada no nosso país, e infelizmente por muitos cidadãos. Embora os que conhecem o seu poder, não desejam outra coisa na vida, se não a companhia de um camarada cheio de histórias para contar.

Com carinho, Alice.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Comunicação moderna

Para aqueles que tem mais de 70 anos como eu, causa estranheza esta linguagem moderna de tudo. Principalmente nos computadores. Alguém já recebeu em sua telinha, frases curiosas tipo: “Prove

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook