Oito mulheres sofrem violência por dia em Viamão

12% dos casos são de violência sexual

O número provavelmente deve ser maior, pois as vítimas deixam de prestar queixa. Os dados são da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e são reflexo do intenso trabalho realizado pela Polícia Civil para que as mulheres registrem as ocorrências e denunciem os abusos. Desde novembro de 2013 atendendo às viamonenses, a Delegacia da Mulher tem hoje 2820 inquéritos de violência contra a mulher em andamento e realizou, só neste ano, mais de 1.800 atendimentos, o que nos coloca em segundo lugar no ranking dos municípios gaúchos que mais registram ocorrências dessa natureza.

– “Esses números nos animam, pois não mostram que os casos estão aumentando e sim que há uma procura maior das mulheres por socorro”, conta a delegada Jeiselaure Souza, titular da Delegacia.

Das 1800 ocorrências registradas, cerca de 220 são de violência sexual, e pelo menos metade delas envolvendo meninas menores de 14 anos. Como o caso contado pelo Diário da garota que foi molestada e mantida em cárcere privado pelo próprio pai por três anos. Em uma ação, em parceria com uma empresa de telefonia, a Polícia Civil enviou um torpedo para todos os clientes da empresa, informando os canais de denúncia. A menina escreveu uma carta e pediu que a mãe entregasse às autoridades policiais. O agressor foi preso.

Atendimento especializado

A Delegacia da Mulher agora funciona no prédio do antigo fórum de Viamão, bem na esquina das Av. Cel. Marcos de Andrade e Cel. Mário Antunes da Veiga, no centro. Na nova sede as vítimas de violência doméstica e sexual passaram a contar com uma infraestrutura mais adequada, além da localização privilegiada, bem no centro de Viamão. Os policiais que atendem as vítimas são treinados para lidar com as mulheres.

– “Essas pessoas não precisam apenas registrar um boletim de ocorrência, elas precisam de suporte psicológico, assistência social e nós somos a porta de acesso dessas mulheres para estes serviços”, conta a delegada.

Por telefone as denúncias podem ser feitas pelo Disque 100.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook