O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é lembrado em todo o mundo durante este mês. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
No município, quem lidera estas atividades é o Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Viamão (Viamama). Em agosto, aconteceu o ‘Chá’, um dos principais eventos da entidade e, agora, será a vez da tradicional caminhada, que reúne centenas de pessoas anualmente no Centro.
A data escolhida foi o dia 15 (sábado). Você pode ajudar a colorir Viamão de cor de rosa adquirindo as camisetas desta edição, que estão à venda, no valor de R$ 20,00, na sede da entidade (Rua Teresa Sica Nunes, 241 – Centro), nas terças e quintas, das 14h às 17h, e também nos seguintes pontos de venda:
– Supermercado Pedralli: Av. Sen. Salgado Filho, 5879 – São Lucas
– Supermercado Lisboa: Av. Bento Gonçalves, 1614 – Centro / Av. Jardim Lisboa, 197 pd 50
A prefeitura de Viamão ainda não divulgou as ações programadas para este mês.
O INÍCIO
O Outubro Rosa é um movimento internacional, que surgiu nos Estados Unidos no final do século passado e simboliza a luta contra o câncer de mama. Monumentos famosos em todo o mundo são iluminados na cor rosa durante o mês de outubro, à exemplo da própria Casa Branca.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, No dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa