Outubro Rosa, é o ano todo

Estamos no mês de prevenção ao câncer do colo de mama e a noite da terça-feira, dia 3, foi de abertura da campanha “Outubro Rosa é o ano todo”, da Secretaria Municipal de Saúde, que chama a atenção para o cuidado preventivo da saúde da mulher.

Como acontece desde 2013, a Igreja Matriz recebeu iluminação na cor rosa e o público presente assistiu a apresentação da cantora viamonense Isa de Souza, além das mensagens das autoridades presentes dos grupos voluntários Inspire e Viamama.

A presidente do Viamama, Mariliza Peeters, ressaltou a trajetória da campanha em Viamão. “Temos uma caminhada de 11 anos e colhemos os frutos quando vemos muitas pessoas acolhendo nossa causa. Mulheres com câncer, precisam desse apoio para vencer a doença”.

“Somos a força para que mais mulheres possam ser alcançadas”, expressa a presidente do Projeto Inspire, Sabrina Bonatto. “Que possamos alertar as pessoas para que façam os exames preventivos para que possamos ter mais diagnósticos precoces e que possamos ajudar essas mulheres a se tratarem e ganharem vida.” O presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Leandro Lopes, complementa ressaltando que “a mulher é a força motriz da família e precisa, primeiro, cuidar de si, para depois cuidar da família”.

Calendário Oficial

A secretária de Saúde, enfermeira Michele Galvão, lembra que 2023 é o décimo ano consecutivo em que a Igreja Matriz é iluminada na cor rosa. “O Outubro Rosa faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município e lembra a mulher de fazer exames periódicos. Há um ano, implantamos um sistema no qual, no mês em que fazem aniversário, são convidadas a fazerem seus exames preventivos. Em 2023, já fizemos contato com 24 mil mulheres viamonenses. Isso representa mais de cinco mil mamografias feitas e mais de seis mil coletas de CP. Todo mês é mês de se cuidar. É preciso que as mulheres conheçam suas mamas e façam o autoexame periodicamente”, enfatiza Michele.

O prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, comenta que no Indicador Sintético Final (ISF), que avalia a saúde municipal com sete indicadores, o índice de Viamão, passou de 1,5 para 8,8 de 2021 para 2023. Também estiveram presentes na solenidade de abertura do “Outubro Rosa”: o deputado Estadual Professor Valdir Bonatto; o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti; o presidente da Câmara de Vereadores, André Gutierres; o pároco da Igreja Matriz, padre Gustavo Haupenthal; além de secretários, vereadores e representantes de Conselhos e entidades.

Livre demanda

Durante o Outubro Rosa, todas as unidades de saúde atenderão por livre demanda, um dia na semana, as mulheres em busca do autocuidado e dos exames preventivos. “Procure a unidade de saúde mais próxima e junte-se a nós nessa jornada de cuidado, apoio e informação. Juntas, fazemos a diferença! Conheça suas mamas e faça o autoexame”, convida a secretária de Saúde.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA OUTUBRO ROSA

Confira os dias e turno da livre demanda para a Saúde da Mulher, durante o mês de outubro, na sua Unidade de Saúde:

– Capão da Porteira: Todas as segundas-feiras.

– Augusta Meneguine: Todas as sextas-feiras.

– Cecília: Todas as terças-feiras.

– Estalagem: Todas as quartas e quintas à tarde.

– Itapuã: Diariamente

– Krahe: Todas as segundas pela manhã, quartas e sextas à tarde e terças e quintas o dia todo. No dia 18, às 16 horas, vai ter “Dia da Beleza Mary Key” e, dia 19, às 10 horas, palestra.

– Lomba do Sabão: Todas as sextas à tarde.

– Luciana: Todas as quintas.

– Monte Alegre: Todas as sextas.

– Orieta: Todas as quartas. No dia 21, sábado, vai ter café da manhã especial.

– Planalto: Todas as quintas e sextas à tarde.

– Policlínica Central: Todas as segundas, quartas e quintas.

– Santa Isabel: Todas as quintas.

– São Lucas: Todas as quartas.

– São Tomé: Diariamente.

Cronograma da Unidade Móvel da Saúde da Mulher:

A Unidade Móvel da Saúde da Mulher estará disponibilizando o exame preventivo do câncer de colo do útero (Coleta de CP), conforme cronograma de dias e horários abaixo.

Dia 5 – US Krahe, das 9 às 13 horas

Dia 6 – US Orieta, das 9 às 13 horas

Dia 9 – US Monte Alegre, das 9 às 13 horas

– US São Tomé, das 13 às 16 horas

Dia 10 – Saúde Mental, das 9 às 16 horas

Dia 11 – Calçadão Tapir Rocha (Centro), das 9 às 16 horas

Dia 16 – Em frente à Havan (parada 49), das 9 às 16 horas

Dia 18 – Calçadão Tapir Rocha (Centro), das 9 às 16 horas

Dia 19 – US Santa Isabel, das 9 às 13 horas

Dia 20 – Na UPA 24 horas (parada 36, Cecília), das 9 às 16 horas

Dia 24 – Casa de Convivência da APAE (Centro), das 9 às 16 horas

Dia 25 – Calçadão Tapir Rocha (Centro), das 9 às 16 horas

Dia 26 – Em frente à Havan (parada 49), das 9 às 16 horas

Blitz Rosa

Dia 18 – Em frente à Polícia Rodoviária Estadual (parada 52), das 10 às 12 horas

Dia 20 – Na Augusta Marina, das 10 às 12 horas

– Na Plácido Mottin, das 13 às 15 horas

Caminhada Outubro Rosa

Dia 21, Concentração na rótula de entrada do Centro, às 9 horas

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

A Casa Pequeninha

A casinha estava localizada numa rua tranquila. O bairro era popular. O casal que ali residia era idoso. Lá dentro, experiência de vida, lembranças e dois gatos de estimação. Não

Leia mais »

A aposentada de botinha chinesa

Se aqueles anos de dureza profissional sugavam suas forças intelectuais. A espera da aposentadoria exauria sua paciência. De um lado a propaganda oficial do Instituto Nacional do Seguro Social, dizendo

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook