Ideia foi aprovada na reunião da Mesa Diretora da Assembleia na terça
O Espaço Municipalista da Assembleia Legislativa (AL), no saguão do Palácio Farroupilha, será denominado Espaço Municipalista Tapir Rocha. A denominação foi proposta pelo deputado Pedro Ruas e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora na reunião desta terça-feira, dia 9.
De acordo com o proponente, o homenageado foi um defensor ferrenho do municipalismo e do socialismo, além de ter sido um brizolista “fervoroso” que lutou contra a ditadura, durante a qual foi cassado e preso.
– Ninguém melhor do que Tapir Rocha para receber essa homenagem, pois ele teve uma trajetória de muita luta e de grande visão sobre a importância do municipalismo – afirmou.
Pedro Ruas destacou que Tapir Rocha foi o único deputado representando Viamão, até os dias atuais. O Espaço Municipalista abriga exposições dos municípios gaúchos, uma forma da comunidade conhecer mais sobre a história e cultura do Rio Grande do Sul. Na solenidade de inauguração da placa com o nome do líder político, o município de Viamão deverá se mostrar aos gaúchos.
Tapir: vereador, prefeito e deputado
Tapir Rocha começou sua carreira política como o vereador, eleito em 1959 pelo PTB em Viamão. Embora nascido em Porto Alegre ele cresceu em Viamão, onde foi duas vezes o mais votado. Não conseguiu cumprir o segundo mandato, por ter sido preso e cassado pela ditadura, quando ficou 41 dias no cárcere do DOPS em Porto Alegre.
Foi na condição de vereador que Tapir Rocha liderou o Movimento dos Agricultores Sem Terra de Itapuã, tendo conseguido implantar junto com o governador Leonel Brizola a reforma agrária de uma área em favor de famílias que continuam produzindo.
Com a redemocratização, Tapir Rocha fundou o PDT de Viamão e se elegeu prefeito. Na sequência, deu respaldo para outro político que foi eleito graças a sua incontestável liderança. Eleito deputado estadual em 1990, Tapir Rocha trouxe para o legislativa estadual o seu estilo de trabalho que sempre foi voltado aos que mais necessitavam. Faleceu em 2000, aos 91 anos. Em 2005, a rodovia RS-040, que liga Porto Alegre ao Litoral, passou a chamar-se Rodovia Tapir Rocha.