Quase um mês após o anúncio do acordo firmado entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Hospital Viamão, que garantiu a manutenção da maternidade em Viamão, o Diário voltou a conversar com o diretor administrativo do hospital, Leandro Gomes dos Santos, que afirmou que o projeto para ampliação do número de partos deve ser finalizado na próxima semana.
O documento que será apresentado pela prefeitura e hospital está sendo estruturado para que exista uma linha de cuidado desde o pré-natal, incluindo fluxo de visitas e encaminhamentos, assim como o treinamento das equipes de saúde. Com isso, o objetivo é que a média mensal de nascimentos, que hoje gira em torno de 60 a 80, passe para 100 a 120.
Novidade no atendimento da emergência
Desde abril o hospital passou a operar com um novo setor para aqueles pacientes que na triagem recebem as pulseiras azuis ou verdes (menos grave).
— Abrimos um novo espaço, onde antes ficava o laboratório – que também trocou de lugar – onde as pessoas terão um horário agendado para ser atendido. Antes, elas precisavam ficar de seis a oito horas esperando. Agora, elas tem a opção de voltar para casa se quiser, ir andar no Centro, com a certeza de que serão atendidas ainda naquele dia.
Além deste espaço, o hospital deve inaugurar em breve a área de acolhimento para a família dos pacientes, que hoje não tem um espaço adequado para ficar enquanto aguardam.
—- Será um espaço com maior conforto para as pessoas, com televisão, máquinas de petiscos e bebidas, possivelmente. Queremos inaugurar antes do inverno para poder abrigar melhor as pessoas.