A Prefeitura forneceu nesta tarde (17) novos detalhes sobre as condições clínicas de Russinho. O chefe do Executivo testou positivo para a COVID-19 e está internado desde a quarta-feira (15) no Hospital Viamão (HV).
O boletim atualizado divulgado pela equipe médica que trata o prefeito em exercício confirma as informações adiantadas pela coluna no início desta madrugada. Valdir Jorge Elias está consciente, interage com profissionais do HV e familiares, respira sem a ajuda de ventilador mecâncio e tem quadro evolutivo favorável. Não há data estimada de alta.
Confira na íntegra o que diz a Prefeitura:
O FUC-Hospital de Viamão divulgou na tarde desta sexta-feira (17) novo boletim de atendimento sobre o estado de saúde do prefeito de Viamão, Valdir Jorge Elias. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes com SARS-Covid-19.
De acordo com hospital, o prefeito encontra-se consciente, interativo, ventilado espontaneamente com oxigênio suplementar e mantém estabilidade hemodinâmica.
"Ele prefere ficar no hospital neste momento", diz filha
A coluna falou com a filha de Russinho, Bruna Elias. Ela afirma que a família está tranquila sobre a recuperação do prefeito, e que não há previsão de alta nas próximas horas.
– O pai está em observação. Médicos e a família entendem que é melhor assim. Ele (Russinho) também prefere ficar no hospital neste momento – conta Bruna.
A família, segundo ela, também está mantendo o isolamento.
– Todos testamos negativo, mas nosso isolamento é uma questão de cuidado – diz.
Secretário da Saúde realiza testes
O secretário da Saúde Glazileu Aragonês realizou dois testes para identificar a COVID-19 nesta semana. Por telefone, explicou que não tem sintomas do novo coronavírus.
– Eu tenho sintomas gripais comuns. Fiz o teste rápido ontem (16), deu negativo, e hoje o PCR – revela.
Como medida de segurança, o secretário está trabalhando a partir de casa.
Prédio da Saúde será desinfectado
A Secretaria da Saúde informou nesta tarde que o prédio administrativo, localizado na parada 44, passará por desinfecção e higienização. A medida atende ao protocolo de segurança e cuidados no combate ao novo coronavírus.
A estrutura estará fechada na segunda-feira (20), durante o período da manhã. O atendimento ao público será normalizado na segunda-feira mesmo, a partir das 13h.