“Fazer o bem sem olhar a quem”. Essa foi uma frase utilizada pelo usuário do Centro de Atenção Psicossocial – Caps – Jorge Antonio Barbosa, para descrever o trabalho desenvolvido pelo Projeto “O Cuidado que Queremos”. Durante o seu discurso, Barbosa descreveu momentos de sua vida, e de como o projeto, realizado pela prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Saúde, modificou a sua vida. Tudo isso aconteceu no lançamento no Livro “O Cuidado que Queremos”, na tarde desta quarta-feira, dia 3, no auditório do Walter Graff. Livro onde todos poderão conferir a história de vida de Jorge Antonio Barbosa e outros 53 usuários, atendidos pelo serviço de saúde mental, no município.
A publicação é um apanhado das viagens feitas pelos usuários e trabalhadores da rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde a quatro cidades: Gravataí, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e São Lourenço do Sul. Cidades contempladas através de chamada nacional para Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial: Fortalecimento do Protagonismo de Usuários e Familiares, Trabalho, Cultura e Inclusão Social da Rede de Atenção Psicossocial – 2015, do Ministério da Saúde.
Durante as viagens realizadas pelos usuários e pelos técnicos participantes do projeto, a outros municípios, a fim de conhecer as estruturas de Saúde Mental desses lugares, o grupo aproveitava para observar o que acontecia de diferente e, assim, trazer novas ideias para agregar a rede viamonense.
No lançamento do livro estavam presentes a coordenadora geral da saúde, Vanessa Bettiol de Oliveira, a coordenadora da equipe de matriciamento, assim como do projeto, Renata Schorn, o secretário de saúde, Luis Augusto Carvalho, representante do Conselho Municipal de Saúde, autoridades do governo, usuários do Caps, e público em geral.
O cuidado que cada um quer e merece ter, e a troca de experiência são características importantes do trabalho desenvolvido, declarou Oliveira, em seu discurso. Assim como a importância do engajamento, empoderamento, e a aposta de todos os envolvidos, para que o projeto se tornasse realidade, como acrescentou Renata Schorn.
Antes da entrega dos livros para todos os envolvidos, e iniciar transmissão de um documentário sobre projeto, assim como a sessão de autógrafos, o secretário de saúde, Luis Augusto Carvalho ressaltou que o momento é um marco importante e muito emocionante, pois nas páginas do livro é possível conferir a história dos usuários da saúde mental de Viamão.