Prefeitura liga o alerta para a dengue e Bortoletti anuncia projeto para multar quem faz o descarte de lixo de forma irregular. Outra medida é a aquisição de câmeras para identificar infratores

Foto: Arquivo/DV

O prefeito, Rafael Bortoletti, e a secretária municipal da Saúde, Michele Galvão, ligaram o sinal de alerta e estão apelando à comunidade para que sejam tomadas medidas preventivas em relação à dengue. “Já começamos diversas ações de prevenção pela cidade, como pulverização e remoção de focos de lixo”, disse o chefe do Executivo, alertando que as pessoas precisam adotar ações em suas casas. Como evitar pontos com água parada e lixo a céu aberto. Isso evita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

É bastante preocupante a situação que estamos enfrentando com a questão da dengue, especialmente nos bairros Augusta, Jari, e Cecília”, disse Bortoletti. Ele lembrou que no final de semana que passou a Prefeitura realizou, por determinação dele, a limpeza de pontos estratégicos para combater o mosquito da dengue, medida que deve ser estendida durante esta semana e pelo tempo que for necessário.

O prefeito criticou as pessoas que alimentam os bolsões de lixo clandestinos, prejudicando as comunidades onde isso acontece. “Na maioria das vezes nem são os moradores, mas os donos de camionete importada que para e joga o lixo fora, que se livra do seu problema mas vai levar lá para os outros”, disse, anunciando que vai punir quem for flagrado fazendo o descarte irregular de lixo. Segundo o prefeito, a ideia é instituir uma multa de R$ 5 mil para estas pessoas.

Neste sentido, disse que vai enviar projeto à Câmara de Vereadores criando a multa, uma forma de coibir que o lixo seja deixado em bolsões irregulares. O prefeito ainda anunciou que vai licitar a aquisição de câmeras para ampliar a vigilância e identificar quem faz esse descarte do lixo. “Já temos mapeados esses locais, e vamos fiscalizar, identificar as pessoas, multar se for o caso, e orientá-las quanto aos problemas que causam. É para que a gente tenha uma cidade mais limpa e possamos conviver sem doenças”, completou.

“O apelo que eu faço é que a gente passe a agir em conjunto para derrotar esta doença, derrotar este mosquito. Vamos falar com as pessoas e orientá-las” – Rafael Bortoletti, prefeito de Viamão.

Cinco dicas

  • 1. Utilize repelente
  • Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
  • 2. Cubra a maior parte do corpo, quando possível
  • O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
  • 3. Elimine focos de água parada
  • Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
  • 4. Coloque telas em janelas e portas
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
  • 5. Aplique inseticidas e larvicidas
  • Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.

Imagem: Divulgação/PMV

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook