A mudança ocorrerá de forma gradual, respeitando o calendário letivo e a adequação dos espaços. A expectativa é de que as obras de adaptação comecem no segundo semestre deste ano
O prefeito Rafael Bortoletti (PSDB) marcou um “gol de placa” em jogo de Copa do Mundo de Futebol ao transformar esta quinta-feira, 17 de julho, quase gelada (11 graus), um final de tarde-início de noite, em um momento histórico para Viamão. E para os viamonenses. No pátio do campus local do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi assinada uma parceria inédita que prevê que a Prefeitura, pelo menos por cinco anos, ocupe três andares de um dos vários e gigantes prédios que a instituição educacional – adquirida pelo governo Federal por R$ 42 milhões, no começo deste ano – tem na ERS-040.
A parceria entre Prefeitura e IFRS começou a ser discutida em maio deste ano com o reitor, Júlio Heck, Na ocasião, como Bortoletti contou, a direção do IFRS, campus de Viamão, questionou a administração municipal sobre quais cursos seriam necessários na cidade. “Ciência e Tecnologia, foi o que respondi. E foi prontamente atendido. Depois eu fiz esta proposta audaciosa, juntando as necessidades do instituto e da Prefeitura. O governo precisava de um espaço amplo e qualificado, e o IFRS necessitava de manutenção desse grandioso espaço, resultando nesse grande acordo que assinamos hoje”, afirmou o prefeito.
“Temos muitas missões, mas há uma que é transversal: selamos uma parceria público-público, que também é extremamente relevante. É uma parceria em que ambos se ajudam, ambos se transformam, e quem ganha com isso é a comunidade”, Júlio Heck, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
O acordo prevê troca de informações, conhecimentos, qualificação dos servidores, apoio à pesquisa acadêmica e tecnológica, de acordo com o reitor do IFRS, Júlio Heck. O prefeito lembrou que promover economia aos cofres públicos, melhorar os serviços prestados foram, entre outras, promessas de campanha. “Apresentamos esta proposta para a comunidade, e conseguimos realizar o melhor negócio possível”, disse, antes de mostrar fotos da atual estrutura física do governo completamente combalida, necessitando de altos investimentos para sua recuperação. “Chegou a hora de mudar, de apresentar algo melhor para os nosso servidores”, disse.
Bortoletti destacou que o campus reúne indústria criativa, desenvolvimento, educação, comércio, tecnologia e inovação. Ele também mostrou imagens do que está projetado para o espaço de três andares que vai ser ocupado pela Prefeitura no campus do IFRS. Atualmente, o gabinete do prefeito e as secretarias, no centro da cidade, ocupam 1.800 metros quadrados. Na nova estrutura são 3.300 metros quadrados. “Quase o dobro, melhorando a capacidade de atendimento ao público e de conforto aos servidores”, afirmou. Uma das imagens tinha, no centro, o carimbo “sem aluguel”, destacado pelo prefeito. “A nossa parceria é de investimentos na estrutura”.
“Esta parceria representa um investimento direto no futuro de Viamão. Mais do que mudar de endereço, este acordo celebra uma mudança estratégica, que otimiza o funcionamento das atividades, melhora o atendimento ao cidadão e reduz custos operacionais” – Rafael Bortoletti, prefeito municipal de Viamão.
No primeiro andar serão acomodadas as secretarias de Administração, Fazenda, Meio Ambiente, todas de atendimento ao público e que necessitam de interação entre si. No segundo andar ficarão as pastas mais técnicas, como a de Governo, a Procuradoria do Município e o gabinete do prefeito. Para o terceiro andar ainda não há definição, e as decisões sobre o espaço serão tomadas em conjunto com o IFRS, “um projeto que conecte as duas instituições proporcionando funcionalidade que beneficie a cidade e que entregue o que estamos desejando, de melhorias nos serviços prestados à população, na economia, na educação, tecnologia e em todas as áreas”, disse Bortoletti.
- Além da melhoria das condições de trabalho para os servidores, a nova estrutura proporcionará um melhor atendimento à população, com ambientes mais seguros, funcionais e integrados.
- A iniciativa também reforça o compromisso da gestão com a eficiência administrativa, uma vez que evita gastos elevados com obras em prédios antigos ao utilizar um espaço já existente.



A foto oficial: coordenador dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo do IFRS, Nilson Varela Rubenich; secretário Geral de Governo, Túlio Barbosa; presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Pox; vice-prefeito Maninho Fauri; Reitor do IFRS, Júlio Heck; prefeito Rafael Bortoletti; professora Priscila Silva (representante da diretora-geral do IFRS); e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Lucas Coradini