Prefeitura vai mudar de endereço. Nova “casa” vai ser no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Anúncio foi feito no final da tarde desta quinta em ato no IFRS

Reitor Júlio Heck, do IFRS (E), e prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, assinam termo de cooperação. Fotos: Silvestre Silva Santos

A mudança ocorrerá de forma gradual, respeitando o calendário letivo e a adequação dos espaços. A expectativa é de que as obras de adaptação comecem no segundo semestre deste ano

O prefeito Rafael Bortoletti (PSDB) marcou um “gol de placa” em jogo de Copa do Mundo de Futebol ao transformar esta quinta-feira, 17 de julho, quase gelada (11 graus), um final de tarde-início de noite, em um momento histórico para Viamão. E para os viamonenses. No pátio do campus local do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi assinada uma parceria inédita que prevê que a Prefeitura, pelo menos por cinco anos, ocupe três andares de um dos vários e gigantes prédios que a instituição educacional – adquirida pelo governo Federal por R$ 42 milhões, no começo deste ano – tem na ERS-040.

A parceria entre Prefeitura e IFRS começou a ser discutida em maio deste ano com o reitor, Júlio Heck, Na ocasião, como Bortoletti contou, a direção do IFRS, campus de Viamão, questionou a administração municipal sobre quais cursos seriam necessários na cidade. “Ciência e Tecnologia, foi o que respondi. E foi prontamente atendido. Depois eu fiz esta proposta audaciosa, juntando as necessidades do instituto e da Prefeitura. O governo precisava de um espaço amplo e qualificado, e o IFRS necessitava de manutenção desse grandioso espaço, resultando nesse grande acordo que assinamos hoje”, afirmou o prefeito.

“Temos muitas missões, mas há uma que é transversal: selamos uma parceria público-público, que também é extremamente relevante. É uma parceria em que ambos se ajudam, ambos se transformam, e quem ganha com isso é a comunidade”, Júlio Heck, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

O acordo prevê troca de informações, conhecimentos, qualificação dos servidores, apoio à pesquisa acadêmica e tecnológica, de acordo com o reitor do IFRS, Júlio Heck. O prefeito lembrou que promover economia aos cofres públicos, melhorar os serviços prestados foram, entre outras, promessas de campanha. “Apresentamos esta proposta para a comunidade, e conseguimos realizar o melhor negócio possível”, disse, antes de mostrar fotos da atual estrutura física do governo completamente combalida, necessitando de altos investimentos para sua recuperação. “Chegou a hora de mudar, de apresentar algo melhor para os nosso servidores”, disse.

Bortoletti destacou que o campus reúne indústria criativa, desenvolvimento, educação, comércio, tecnologia e inovação. Ele também mostrou imagens do que está projetado para o espaço de três andares que vai ser ocupado pela Prefeitura no campus do IFRS. Atualmente, o gabinete do prefeito e as secretarias, no centro da cidade, ocupam 1.800 metros quadrados. Na nova estrutura são 3.300 metros quadrados. “Quase o dobro, melhorando a capacidade de atendimento ao público e de conforto aos servidores”, afirmou. Uma das imagens tinha, no centro, o carimbo “sem aluguel”, destacado pelo prefeito. “A nossa parceria é de investimentos na estrutura”.

“Esta parceria representa um investimento direto no futuro de Viamão. Mais do que mudar de endereço, este acordo celebra uma mudança estratégica, que otimiza o funcionamento das atividades, melhora o atendimento ao cidadão e reduz custos operacionais” – Rafael Bortoletti, prefeito municipal de Viamão.

No primeiro andar serão acomodadas as secretarias de Administração, Fazenda, Meio Ambiente, todas de atendimento ao público e que necessitam de interação entre si. No segundo andar ficarão as pastas mais técnicas, como a de Governo, a Procuradoria do Município e o gabinete do prefeito. Para o terceiro andar ainda não há definição, e as decisões sobre o espaço serão tomadas em conjunto com o IFRS, “um projeto que conecte as duas instituições proporcionando funcionalidade que beneficie a cidade e que entregue o que estamos desejando, de melhorias nos serviços prestados à população, na economia, na educação, tecnologia e em todas as áreas”, disse Bortoletti.

  • Além da melhoria das condições de trabalho para os servidores, a nova estrutura proporcionará um melhor atendimento à população, com ambientes mais seguros, funcionais e integrados.
  • A iniciativa também reforça o compromisso da gestão com a eficiência administrativa, uma vez que evita gastos elevados com obras em prédios antigos ao utilizar um espaço já existente.
Reitor Júlio Heck e o Prefeito Bortoletti, com o documento da parceria firmada
Autoridades e convidados prestigiaram a solenidade no IFRS

A foto oficial: coordenador dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo do IFRS, Nilson Varela Rubenich; secretário Geral de Governo, Túlio Barbosa; presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Pox; vice-prefeito Maninho Fauri; Reitor do IFRS, Júlio Heck; prefeito Rafael Bortoletti; professora Priscila Silva (representante da diretora-geral do IFRS); e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Lucas Coradini

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook