A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Viamão já tem data definida: 31 de março a 1º de abril, na escola Setembrina. O tema definido pelos organizadores será “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade", respeitando suas diversidades étnicas, culturais, sociais e econômicas a ser desenvolvido em eixos principais e em eixos temáticos.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e tem entre os seus objetivos avaliar a situação de saúde da mulher, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes nos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde. Além disso, prentende propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e Política Municipal de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; Desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo e à misoginia, por meio de políticas públicas,
O Relatório Final da Conferência conterá as propostas e diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Os eixos temáticos da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Viamão são:
I – Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e
ambientais que levam ao seu adoecimento;
II – Políticas públicas para as mulheres e a participação social;
III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres: e
IV – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
V – O papel do Município no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres