Com enfoque no trabalho pedagógico com alunos com baixa visão e com perda auditiva, foi realizada uma oficina direcionada aos profissionais que atuam nas Salas de Recursos das 21 escolas municipais que possuem o projeto. A atividade faz parte da política de formação continuada coordenada pelo Núcleo de Políticas Inclusivas (NPI) da SME e foi conduzida pela professora da Sala de Recursos Multifuncional da EMEF Farroupilha, Zilá Gomes, na quinta-feira (20). Ela possui formação em Educação Especial e Especialização em Educação de Surdos e Cegos.
Atualmente, as escolas municipais com Salas de Recursos, atendem também aos alunos de outras escolas municipais próximas, totalizando 600 alunos com diferentes especificidades. De acordo com a coordenadora do NPI, Maria Helena dos Santos, os encontros de formação mensais têm por objetivo a troca de experiências entre os profissionais que trabalham com a inclusão escolar, bem como apresentação e atualização de novas práticas.
A professora Zilá demonstrou exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos com baixa visão. As principais tinham objetivo de estimular a memória relacionada ao toque através da identificação de diferentes materiais e objetos, relacionando-os às cores.
— Trouxe vários exemplos de materiais e sucatas para que as professoras possam construir os próprios brinquedos, livros ou cadernos de atividades, pois isso não existe pronto no mercado. É importante relacionar as cores, as texturas e o odor, porque o toque das mãos e o som que emite é o que identificará o objeto, o animal ou qualquer outra coisa.
— Já o trabalho com os alunos com perda auditiva, é realizado através de outro sentido — continua explicando a professora Zilá – como a visão e a sensação da vibração do som, aguçando a sua memória sensorial.