Nesta quarta, 20, o centro de Viamão recebe mais uma vez o tradicional desfile farroupilha. A expectativa é que o evento reuna peões e prendas de mais de 30 entidades, entre ctgs, dtgs e piquetes. A av. Cel. Marcos de Andrade recebe as festividades a partir das 9h:30min.
VIAMÃO NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Quando começou a Revolução Farroupilha, em 1835, logo os rebeldes perceberam a importância estratégica de Viamão. Próxima de Porto Alegre, era o local ideal para sitiar a capital. Além disto, a partir de sua base em Itapuã, os farrapos podiam impedir as comunicações entre a capital e a cidade de Rio Grande pela Lagoa dos Patos. Construíram trincheiras e improvisaram fortificações entre a área central do município e a Vila de Itapuã.
Durante a Revolução Farroupilha, Viamão foi uma das áreas mais disputadas e onde, portanto, ocorreram confrontos violentos. Dessa época resta parte de uma fortaleza no atual Parque Estadual de Itapuã, e algumas centenas de metros de trincheiras nessa área e na chamada Lomba da Tarumã, um grande bairro da cidade.
Diante dessas condições, foi em Viamão que Bento Gonçalves se instalou em 1836 para, em diversas oportunidades, cercar a capital, numa sucessão de intervenções repetidas até 1841.
Em reconhecimento pelo apoio que recebiam na cidade, os farrapos elevaram Viamão à condição de vila. Isto aconteceu em 1838, quando a cidade foi rebatizada como Vila Setembrina (em homenagem à data de início da Revolução – 20 de setembro). Ela formava, juntamente com Triunfo, a Comarca Abrilina, e manteve-se como vila até 1841, quando, após a expulsão definitiva dos farrapos, voltou à sua condição anterior.
Confira a programação das festividades de setembro
– Dia 20/09 – às 9 horas – Desfile Farroupilha –Avenida Coronel Marcos de Andrade, Centro
– Dia 23/09 – Das 9 às 17 horas – Circuito Sul Brasileiro de Futsal – Centro Municipal de Cultura e Esporte, Tarumã
– Dia 23/09 – às 22 horas –Baile da Cidade com The Travellers e Madame X – Clube Cantegril
– Dia 24/09 – Das 9 às 17 horas – Circuito Sul Brasileiro de Futsal – Centro Municipal de Cultura e Esporte, Tarumã
– Dia 24/09 – às 9 horas – Desfile Farroupilha Águas Claras – Morro Grande
– Dia 24/09 – às 15 horas – Show de Aniversário com Jairo Terra, Atávicos e Enton Saldanha – Pátio da Coopernorte, na Pimenta.
– Dia 01/10 – às 10 horas – Festival de Bandas – avenida Liberdade, Santa Isabel