Até o dia 26 de fevereiro, quem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 à vista recebe desconto de 15% em Viamão.
A guia para pagamento está disponível online no site da Prefeitura e também ode ser baixada aqui.
Ao digitar o número do cadastro, o contribuinte não deve digitar o último algarismo 0 (zero).
Inadimplência recorde
O IPTU, como qualquer outro tributo, vai para o caixa municipal e, conforme a legislação, é revertido para a população em ofertas de serviços como Saúde, Educação, manutenção do patrimônio público e Infraestrutura Urbana. A Administração Bonatto ainda não possui números atualizados sobre o quanto arrecadou em 2021.
Nesta sexta-feira (19), o jornal Diário Gaúcho divulgou dados sobre a inadimplência nas principais cidades da Região Metropolitana. E Viamão é a líder em inadimplência.
De acordo com a reportagem, 64,58% dos contribuintes deixaram de pagar o IPTU em 2020 em Viamão. Por conta disso, o município passou ao topo do ranking das 10 cidades pesquisadas pelo jornal onde os moradores não quitaram os débtidos relativos ao ano passado.
O que diz a Prefeitura
Para o Diário de Viamão, a Prefeitura preferiu não comentar os números do IPTU. Para o Diário Gaúcho, Valdir Bonatto justificou em tom de crítica diante dessa postura da população.
"O cidadão faz a relação direta entre o estado de sua rua com esse tributo, por exemplo. Tudo que evoluímos nos nossos primeiros quatro anos de gestão, infelizmente, não teve continuidade".
O jornal cita que, entre as ações praticadas para reverter a inadimplência em Viamão, estão a oferta de descontos de até 30% no pagamento. Contudo, o chefe do Executivo afirmou que a arrecadação atual seria insuficiente até mesmo para custear o recolhimento do lixo da cidade e a sua destinação final.
"Não podemos ficar somente no desconto. Queremos a retomada da confiança do cidadão e, por consequência, incentivar o pagamento de IPTU", declarou o prefeito à publicação.