Sexta dia 18 marcou o lançamento da versão Beta da Calculadora de Tributos, uma ferramenta criada para apoiar a implantação da Reforma Tributária sobre o consumo (sim, porque a atual reforma não vai mexer na tributação sobre a renda).
Até então restrita aos participantes do piloto da CBS, a calculadora passa a ser oferecida de forma aberta, gratuita e em código aberto para toda a sociedade — contribuintes, contadores, consultores, desenvolvedores de sistemas e entes federativos.
Como usar?
As empresas de software e o pessoal da TI pode baixar um componente para ser embarcado diretamente em sistemas contábeis e ERPs, promovendo o cálculo automatizado dentro das rotinas de emissão de documentos fiscais com integração via API.
Mas para o cidadão comum, existe um SIMULADOR DE CÁLCULO ONLINE – uma calculadora na qual dá para prever quanto de IBS e CBS se pagará por um produto dependendo do tipo, do preço e da região do país.
Por quê?
A disponibilização pública da calculadora reafirma o compromisso da Receita Federal com um sistema tributário moderno, confiável e centrado no contribuinte. A ferramenta está pronta para ser testada, utilizada e integrada por toda a sociedade, em um ambiente de código aberto, governança pública e cooperação federativa.
Confiança se constrói com transparência, código aberto e testes públicos.