O verão começou às 13h desta terça-feira já com rodízio na captação de água. O Rio Gravataí atingiu o nível de alerta, com 1,45m na captação da Corsan em Alvorada e 0,67 na captação em Gravataí.
– Há grande risco de chegar nesta semana ao nível crítico – alerta o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravatahy, o geólogo Sérgio Cardoso.
Para piorar, a previsão é de uma estação com La Niña, mais quente que a habitual, seca, com pouca chuva e risco de estiagem no Rio Grande do Sul.
– Facilmente, bateremos a casa de 38°C em diversas cidades, em vários dias, durante a estação – adiantou a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, à GZH.
Conforme a especialista, a chuva, quando cair sobre o Estado durante os próximos meses, mal terá tempo de aliviar o calorão:
– Vai chover, mas em pouca quantidade. Chove um dia e, depois, para. Quando a chuva acontecer, será irregular, com curto período de duração. Não teremos chuvas espalhadinhas, ocorrendo por todo o Estado. Até pode ter temporal, com enchente, alagamento, mas vai durar poucas horas.
A previsão é de que os termômetros fiquem um grau acima da média no Estado, mas podem chegar a dois graus e meio acima da média nas regiões Oeste e Noroeste, onde costuma fazer 34°C.
Antevendo um verão crítico, Gravataí já começou a estação com rodízio, seguindo acordo firmado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para captações de água durante o período entre dezembro de 2021 e abril de 2022, firmado já diante da perspectiva de mais um ano de escassez na região.
O acordo, aprovado em reunião online do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravatahy, tem efeito de lei na bacia do Gravataí desde a publicação na última sexta-feira.
A decisão revogou a Portaria 38 da Sema, de março de 2020.
Durante a reunião, o modelo apresentado pela presidência do Comitê foi acolhido, mas com o detalhamento dos períodos de rodízio em casos de nível de alerta e crítico marcados pelas réguas das estações de captação de Alvorada e Gravataí.
Ficou definido que, caso a marcação atinja menos de 1m60cm em Alvorada ou menos de 80cm em Gravataí, seja considerada condição de Alerta no Rio Gravataí, com a determinação de captação intermitente para o setor agrícola. Com isso, a irrigação deve ser suspensa por dois dias e seguida de três dias de captação. O rodízio permanecerá até que o nível se eleve acima da marca de alerta.
Na condição Crítica, apontada como o nível abaixo de 1m30cm em Alvorada ou 50cm em Gravataí, todas as captações que não forem destinadas ao abastecimento humano – ou seja, agricultura e indústria – devem ser suspensas pelo menos até a saída do nível crítico. E nesta situação, a Corsan compromete-se a exigir por notificação que os seus usuários não residenciais (comércio e indústria) sejam submetidos a racionamento.
Qualquer cidadão tem acesso aos níveis do Rio Gravataí medidos diariamente no http://saladesituacao.rs.gov.br/ . Durante o período de vigência do acordo proposto pelo Comitê, as informações estarão ainda mais acessíveis, pelo https://sema.rs.gov.br/boletim-estiagem-gravatai