Não respeitar este limite é agredir a você mesmo. Hoje a música foi digitalizada. Está no mp3, no celular. E estes levam o som a nossos ouvidos pelo fone de ouvido. E colocamos no volume máximo, para curtir o som. Enquanto caminhamos, no trabalho, no ônibus, até enquanto estudamos. E mal sabemos o quanto isto pode afetar a audição.
O limite de nossa audição é de 120 dB (dB= decibel – unidade de medida para a pressão criada pelo som). Até 120 dB conseguimos ouvir e compreender, mas só para você ter uma ideia, com um som a 105 dB, você não consegue entender o que uma pessoa diz a um metro de você. Os problemas auditivos em geral, são irreversíveis. Por isto precisamos, muito mesmo, cuidar de nossos ouvidos agora!
Quem está ouvindo bem, não quer saber que perda auditiva é a deterioração da audição. E a surdez é uma perda auditiva profunda. Devemos ouvir isto sempre, para lembrarmos de baixar o som, quando formos ouvir uma música, for assistir à televisão. E mesmo quando vamos a um show, uma festa, um evento. Ter cuidado com o volume, manter–se a uma distância que nos permita aproveitar o momento sem agredir nossos ouvidos.
Voltaire dizia que o ouvido é “o caminho do coração”. Então cuide bem desta estrada. Porque sem ela os sons não chegarão mais até você. Ou melhor, chegarão, mas você não conseguirá mais ouvi-los.
Som alto demais vai danificar seu ouvido, então porque não o protege? Quando você olha para uma luz muito forte você não fecha os olhos? Não coloca a mão na frente do rosto para proteger a visão? E por que não protege seus ouvidos?
UMIDADE NO OUVIDO
Quando o calor é intenso você vai à praia ou à piscina. Nestas ocasiões que cuidado tem com seus ouvidos? O aumento da umidade no conduto auditivo externo, quando você toma seu banho de mar ou de piscina, associado às altas temperaturas favorece o surgimento de otites externas.
Com isto você sentirá dores intensas e muito desconforto. Então lembre-se de secar bem os ouvidos com uma toalha após nadar. Evite nadar em águas sujas. Se entrar água no ouvido, incline a cabeça para o lado para remover o excesso. Cuidamos de nosso visual, nosso cabelo, nossa aparência, nossas mãos, nossa roupa, nosso sapato e esquecemos dos ouvidos.
Mas a partir de agora, com certeza você vai sempre se lembrar de quem lhe proporciona os mais variados sons, no seu dia-a-dia.
Certo?