Os efeitos da doença na visão podem ocorrer não apenas nos casos graves, mas também nas formas mais leves. Na noite desta segunda, 12 de maio, município chegou a quase 4,5 mil confirmações da doença
A dengue, virose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, já soma, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, quase 17 mil casos confirmados no Rio Grande do Sul e mais de 40 mil em investigação. Em Porto Alegre, a situação se agravou a ponto de a cidade declarar estado de emergência em abril, em razão da epidemia. A capital já contabiliza mais de 3,4 mil casos confirmados, além de óbitos e aproximadamente 35 mil notificações de suspeita.
A doença, que costuma causar febre, vômitos, dores no corpo e na cabeça, também pode afetar a visão – uma preocupação da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs). “A dor ocular é o sintoma oftalmológico mais conhecido e frequente nos quadros de dengue. Contudo, outras manifestações, como hemorragias intraoculares, podem ocorrer, especialmente nas formas hemorrágicas da doença. A queda no número de plaquetas eleva o risco de sangramentos em geral, inclusive nos olhos”, destaca o presidente da Sorigs, Bruno Schneider.
Para saber
Entre as principais doenças oculares relacionadas à dengue, destacam-se:
- Uveíte: inflamação em qualquer parte do revestimento interior pigmentado do olho.
- Edema macular: vazamento de vasos sanguíneos para a mácula, região central da retina.
- Vasculite retiniana/Coriorretinite: inflamação dos vasos sanguíneos da retina.
- Hemorragias retinianas e vítreas: rompimento de vasos com sangramento para dentro do olho.
- Neurite óptica e neuropatia ocular: lesão no nervo óptico, geralmente decorrente de obstrução do fluxo sanguíneo.
Sintomas
A Sorigs orienta que pacientes diagnosticados com dengue procurem um médico oftalmologista caso percebam:
- Flashes de luz
- Manchas escuras ou pontos que se movem com o olhar
- Distorções no campo de visão
- Perda visual súbita ou progressiva
- Visão embaçada e olho vermelho
“É fundamental que a avaliação seja realizada o quanto antes para evitar a evolução para quadros mais graves, especialmente aqueles relacionados a hemorragias na parte posterior dos olhos” – Bruno Schneider, presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul.
Para prevenir
Em um momento de alta infestação pelo mosquito transmissor, é essencial adotar cuidados rigorosos em residências, comércios e ambientes de trabalho:
- Elimine água parada.
- Descarte o lixo de maneira adequada.
- Mantenha caixas d’água e lixeiras bem fechadas.
- Limpe calhas regularmente e instale telas nos ralos.
Os números
No Estado
- Notificações – 75.414
- Casos confirmados – 16.933
- Inconclusivos – 2.050
- Em investigação – 40.239
- Descartados – 16.192
- Atóctones – 14.123
Em Porto Alegre
- Notificações – 34.426
- Casos confirmados – 2.407
- Inconclusivos – 1.592
- Em investigação – 29.108
- Descartados – 319
- Atóctones – 2.937
Em Viamão
- Notificações – 6.774
- Casos confirmados – 4.463
- Inconclusivos – 1
- Em investigação – 879
- Descartados – 1.431
- Atóctones – 3.929