Stella Maris, um colégio que une o tradicional, a religiosidade e a educação de ponta, sem esquecer da evolução tecnológica. Conheça o estabelecimento que funciona em Viamão há quase 90 anos

Colégio Stella Maris, há 87 anos instalado em Viamão. Fotos: Silvestre Silva Santos

Espaço importante na estrutura de ensino do Colégio Stella Maris é a sala do projeto Cultura Maker, que tem o propósito de construir pessoas criativas, responsáveis e preparadas para transformar o mundo

Uma escola diferente, preocupada com a qualidade do ensino, a segurança dos alunos e colaboradores, a modernização de suas instalações, ecologicamente correta e voltada à evolução da tecnologia. É como pode ser definido o Colégio Stella Maris, unidade de Viamão, que no dia 24 de fevereiro passado comemorou seus 87 anos de atividades no município. O colégio pertence à Rede ICM (Imaculado Coração de Maria) de Educação e Assistência Social, instituição fundada pela madre Bárbara Maix, conhecida também por seu nome religioso, Maria Barbara da Santíssima Trindade, beatificada em Porto Alegre em 6 de novembro de 2010. A rede tem 16 escolas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Stella Maris de Viamão é administrado, desde novembro de 2021, por Michele Severo, a segunda diretora leiga na história do colégio, e tem como vice a professora Nathalia Caggiano. De acordo com Michele, o festejo dos 87 anos de fundação foi, digamos, “mais modesto”, pois envolveu apenas os alunos, professores e colaboradores. As comemorações maiores são reservadas para os aniversários de datas cheias, como foi nos 85 e como vai ser nos 90 anos da instalação, no município. Atualmente, o colégio tem cerca de 700 alunos, mas deve terminar o trimestre com aproximadamente 800. Isso porquê, segundo Michele, as inscrições continuam abertas “e estão sempre chegando novos estudantes. São aqueles indicados por quem já estuda aqui, pelos pais dos nossos alunos, ou que vêm de outras cidades por alguma razão”, explica.

Diretora do Stella Maris, Michele Severo (E), e a vice, Nathalia Caggiano

A infraestrutura do Stella Maris contempla capela, ginásio, auditório, laboratórios, quadras esportivas, play-ground para os menores, amplas áreas verdes e salas de multiuso, entre vários outros espaços. São atendidos alunos da Educação Infantil (até os seis anos, com matrícula obrigatória a partir dos quatro anos), Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio. “A escola não fecha nas férias de inverno e verão”, conta a diretora, explicando que nestes períodos são realizadas atividades extracurriculares. “É o nosso ‘Clube de Férias’, que tem as atividades coordenadas por professores, que atuam como monitores e contam com o apoio de estagiários, na condição de auxiliares”, destaca.

Duas atividades importantes no estabelecimento de ensino são o Stella Experience e a Pastoral Escolar. A primeira é um dia de portas abertas, quando os alunos convidam os amigos para conhecerem a escola. Eles, ou os pais, conhecem todas as dependências em uma visitação guiada, ou apenas a área na qual o filho vai frequentar. “Também é um dia em que os familiares dos alunos podem expor serviços e produtos dentro do colégio”, acrescenta a diretora, Michele. Na última edição foram cerca de 30 expositores, lembra ela, acrescentando que o próximo Stella Experience já está marcado, vai ser no dia 27 de setembro.

“Outro movimento muito forte no nosso colégio é a Pastoral Escolar que congrega hoje cerca de 80 alunos participantes. Tem o Grupo de Jovens, que é um braço da Pastoral. Esse grupo se reúne todas as segundas-feiras quando planejam suas atividades e avaliam o trabalho realizado”, conta Michele. Todos eles trabalham com perspectiva social e confessional, de acordo com a diretora. No ano passado, eles também atuaram no movimento da Stella Maris durante as cheias de maio, quando o colégio, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Genésio Pires, recolheu e repassou doações para as famílias atingidas pelas enchentes na região de Itapuã.

Cultura Maker

Espaço importante na estrutura de ensino do Colégio Stella Maris é a sala do projeto Cultura Maker. “A aprendizagem vai muito além da sala de aula! Por meio desta proposta, nossos estudantes colocam a mão na massa, desenvolvem projetos criativos e se tornam protagonistas do próprio aprendizado. Mas o que é a Cultura Maker? É uma metodologia baseada no conceito do ‘faça você mesmo’, em que os alunos são incentivados a buscar soluções para problemas reais, trabalhando de forma prática, colaborativa e inovadora”, explica o professor Vinícius Titto, coordenador do Cultura Maker.

“Nossa Sala Maker é o coração desse movimento. Um espaço equipado com ferramentas analógicas e digitais, como máquina de corte a laser e impressora 3D, que dão vida às ideias dos estudantes”, acrescenta ele. Mas a Cultura Maker não se limita a esse espaço — “ela está presente em toda a escola, nas atividades de sala de aula, nos projetos de iniciação científica e também no turno inverso, através de projetos específicos”, explica o professor Titto. “A Cultura Maker no Stella Maris não é só sobre construir protótipos, é sobre construir pessoas criativas, responsáveis e preparadas para transformar o mundo”, conclui.

Professor Vinícius Titto, coordenador do Cultura Maker

Atualmente, estão em andamento três projetos:

Projeto Mão na Massa:

Do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, os alunos observam necessidades da comunidade e criam protótipos para resolver problemas reais, desenvolvendo criatividade, tomada de decisão, comunicação e trabalho em equipe.

Projeto Cultura Financeira:

Voltado para estudantes do 6º ao 9º ano, esse projeto ajuda a entender a importância da organização financeira, através de atividades práticas que preparam para uma vida financeira saudável e responsável.

Projeto Inclusão Maker:

Com foco na empatia e na solidariedade, os alunos desenvolvem ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, buscando tornar a sociedade mais inclusiva e acolhedora.

O Colégio Stella Maris

  • Salas modernas com ar condicionado e multimídia
  • Sala de recursos pedagógicos
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Física
  • Laboratório de Biologia
  • Ginásio coberto poliesportivo com capacidade para cerca de 300 pessoas
  • Quadras externas
  • Auditório para aproximadamente 500 pessoas
  • Capela com capacidade para 180 pessoas
  • Playgrounds
  • Pátios amplos
  • Recreio orientado
  • Salas Multiuso
  • Biblioteca informatizada
  • Brinquedoteca
  • Salas para Judô, Ballet e Música
  • Segurança com câmeras de vigilância
  • Bar e cantina

Importante

O prédio onde funciona a Educação Infantil é o mais novo e moderno. A obra foi concluída em 2019 e conta com mobiliário totalmente adaptado às crianças, inclusive no refeitório e banheiros. Os espaços para atividades lúdicas têm brinquedos (a maioria) sustentáveis. O diferencial, de acordo com a diretora Michele Severo, é que o acesso ao prédio é independente e o único da cidade em que os pais podem entrar com o carro, estacionar e acessar a portaria que é independente. Da mesma forma, na hora de ir embora, entram com automóvel no pátio, embarcam as crianças e deixam o colégio.

Educação Infantil em algumas fotos:

Saiba mais

A festa junina da Stella Maris é um dos eventos importantes, chegando a reunir cerca de  2,5 mil pessoas da comunidade a cada edição. A próxima será dia 7 de junho, das 13 às 17h, com programação a ser divulgada, como apresentações dos alunos, brincadeiras típicas, casamento caipira, dança do pau de fita, entre outras

Outros eventos tradicionais no Colégio Stella Maris são a Semana Farroupilha, o aniversário de emancipação política de Viamão, 7 de setembro (Independência do Brasil) e 20 de setembro (Dia do Gaúcho)

O funcionamento é em dois turnos, pela manhã e tarde, com atividades até às 20h (daí com atividades extra classe) quando há necessidade. O estabelecimento possui 45 professores e um total de 104 colaboradores

O Colégio Stella Maris pode ser acessado, na internet, neste link

Mais Stella Maris em fotos:

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook