O presidente Lula deve anunciar nos próximos dias a compra do Tecnopuc, antiga FAFIMC, para a criação do maior centro de sementes orgânicas do RS.
O deputado viamonense Adão Pretto comemora o grande investimento, anunciado pelo presidente Lula, que deve bater o martelo nos próximos dias para a compra da área e dos prédios do Tecnopuc, em Viamão.
A iniciativa promete impulsionar a inovação no Rio Grande do Sul, com a proposta de um polo agroecológico que reunirá parcerias estratégicas para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. A expectativa é colocar Viamão no cenário dos maiores centros de produção de sementes orgânicas do RS e do Brasil.
O contrato de compra e venda da área já está em fase de finalização, resultado de um esforço coletivo iniciado em 2023, com a colaboração do deputado estadual Adão Pretto e de Alexandre Vidor, ex-reitor do Instituto Federal de Viamão.
Adão Pretto, que preside a frente parlamentar dos institutos federais na Assembleia Legislativa, tem articulado diretamente com o povo gaúcho e o governo Lula para a expansão e criação de novos campi. “O investimento na educação é fundamental para uma sociedade mais justa e fraterna. Os IFs são ferramentas de transformação, que oferecem ensino técnico, sustentabilidade e são referência em agroecologia. Fico muito feliz em contribuir com minha cidade de Viamão.”
A aquisição do Tecnopuc representa um passo significativo em direção ao fortalecimento da educação técnica e à promoção da sustentabilidade na região, alinhado com as necessidades e desafios do meio ambiente. A expectativa é que esse novo polo incentive o desenvolvimento de projetos que promovam a inovação e a sustentabilidade na agroecologia, beneficiando toda a sociedade gaúcha.