TRIBUNA POPULAR: Dia do Orgulho LGBTQIA+ 

Na tribuna popular desta terça-feira (28), a co-vereadora Alessandra Garcia, que compõe o Mandato Coletivo Teremos Vez, e a representante do Fórum LGBTQIA+ de Viamão, Lidiane de Oliveira, falaram sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais) , celebrado hoje.

“Nosso trabalho é voltado à garantia dos direitos humanos. Agradecemos a todos os vereadores que votaram de forma favorável ao PL que foi apresentado para instituir esse dia no município e que hoje é uma lei significativa sobre a nossa resistência”, falou Alessandra. De acordo com a parlamentar, o Fórum LGBTQIA+ é uma construção conjunta de muitas lideranças da cidade pelo fim da violência e da intolerância.

Lidiane Oliveira destacou que são muitos os sofrimentos vivenciados pela comunidade LGBTQIA+ em variados âmbitos. “Na rua, em casa, no trabalho e em outros espaços sociais há, ainda, muita discriminação e preconceito. Precisamos informar e apresentar os objetivos do movimento para combater toda forma de violência. Esta data é um orgulho para nós e nos fortalece na busca pelo respeito”, disse.

A representante do Fórum completa que é importante e necessário que as escolas ofereçam amparo psicológico para os alunos que estão se descobrindo na sua orientação sexual. “Muitas vezes os estudantes não têm apoio adequado e efetivo, havendo necessidade de atenção sobre isso, uma vez que o preconceito causa muito sofrimento à população LGBTQIA+”, afirmou.

LEI MUNICIPAL – A lei municipal 5198/2022, de autoria da vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez), inclui o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais) no calendário oficial de datas comemorativas e de conscientização de Viamão, a ser celebrado no dia 28 de junho, anualmente. “Esta lei foi uma importante conquista para a cidade, pois tem um grande significado de resistência para a comunidade LGBTQIA+, já que nesta data se tem o berço da militância contra a homofobia e quaisquer práticas preconceituosas”, explicou.

CAMINHADA – Em alusão ao movimento, a vereadora convidou a população para a 1ª Caminhada do Fórum Municipal LGBTQIA +, após a sanção da lei, que acontecerá no dia 09 de julho de 2022, na Santa Isabel. “De 2020 até 2021, houve um aumento de 35,2% das agressões, de maneira que cerca de 1700 pessoas foram vítimas de violência em consequência de sua orientação sexual. Precisamos combater a intolerância e lutar pela garantia dos direitos”, finalizou.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook