Neste final de semana, o convite foi para enaltecer a tradição gaúcha e relembrar de um local especial para os moradores de Águas Claras. A Associação de Trovadores Luiz Muller, com sede em Sapucaia do Sul, no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun, fundou o 1° Núcleo em Viamão, em 29 de Novembro de 2023. O Núcleo, ainda itinerante, se reune uma vez por mês no CTG Vaqueanos da Cultura, na ETA – Escola Técnica de Agricultura e Pecuária. Neste domingo, dia 27 de Novembro, a entidade promoveu a confraternização do primeiro ano de atividades nativistas, e o Galpão da Coorpenorte foi palco deste evento.
“A Coopernorte, através do Conselho de Administração, gentilmente cedeu sua sede social”, revela Clodis Rocha, diretor do 1° Núcleo, que também agradece a ajuda da Cresol Cooperativa de Crédito, Lu Caetano Cabeleireira, Isolina de Fátima, João Benito Arena, Teresinha Bernardes, José Estivalet, Fraga Cirne e Adão Bernardes pela disponibilidade de organizar todo esse evento.
A Associação e o Núcleo tem por objetivo, congregar, difundir, fomentar e divulgar a poesia improvisada. Atualmente no Estado são praticadas quatro modalidades de trova: Campeira, Martelo, Estilo Gildo de Freitas, estas cantadas, e a Pajada que é uma poesia improvisada em décima espinela (estrofe de 10 versos).
Esse movimento tem seguidores e a Marilene Meneguci Mugnol é uma dessas admiradoras que vem de longe acompanhar esses artistas. “É a primeira vez que venho até aqui em Águas Claras”, destaca a amiga dos trovadores depois de pedir um momento de trova, durante a domingueira.
Este almoço com domingueira, contou com a participação do Grupo Charla Pampeana. A banda gaúcha é natural de Águas Claras e a atração, além de animar o evento, homenageou e deu mais visibilidade aos trovadores de Viamão.

Confira pelo YouTube os registros dessa festa: