Há poucos instantes, o prefeito em exercício anunciou que o uso de máscaras pela população será obrigatório para a circulação em Viamão. A medida consta no decreto municipal 043/2020 e vale a partir de hoje (29), e busca reduzir a propagação do Covid-19 no município, em crescimento nas últimas duas semanas.
Segundo comunicado feito na página da Prefeitura no Facebook, a proteção (máscara ou protetor facial) é obrigatória para qualquer cidadão que deixar suas residência. Proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços devem orientar colaboradores para que utilizem as proteções, conforme orientação do Ministério da Saúde, além da adoção de cuidados pessoais e de higiene.
O uso de máscaras para profissionais que trabalham com preparo e manipulação de alimentos já estava em vigor desde ontem, por conta de outro decreto municipal.
Os clientes só poderão ingressar nos estabelecimentos, com funcionamento permitido conforme decreto municipal de calamidade, com o uso de máscara ou protetor facial. O mesmo vale para ingresso no interior dos veículos de transporte coletivo urbano e individual de passageiros, bem como de aplicativos.
O descumprimento dessas medidas está sujeito a sanções penais e administrativas.
Leia o decreto na íntegra clicando aqui.
Mais estabelecimentos abertos
Ainda na terça-feira, o Russinho autorizou o funcionamento de estabelecimentos comerciais que prestem serviço de assistência técnica e conserto de celulares, chaveiros, estacionamentos, lavagem e higienização de automóveis.
Número de casos cresce em Viamão
Viamão tem, até esta quarta-feira, 22 casos confirmados de coronavírus. São 18 a mais, em relação a março. Dos pacientes infectados, 12 estão curados, sete estão em isolamento domiciliar e três internados em enfermaria. Até o momento nenhum óbito por covid-19 foi confirmado no município.
O aumento praticamente diário dos números reforça a importância do isolamento social e do uso de máscara quando for indispensável sair de casa, medidas necessárias para que não ocorra aumento de casos. Na terça-feira (28) o Diário de Viamão entrevistou por telefone a coordenadora do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE). Na ocasião, a médica Maria Letícia Rodrigues Ikeda fez um apelo para que a população siga as medidas de isolamento e saia de casa apenas em situações estritamente necessárias.
– Peço que a população leve a sério e se proteja, evite sair. Tenho notado cada dia mais pessoas nas ruas, por isso volto a repetir que acreditem na doença, não é só uma "gripezinha". Por enquanto os números estão baixos, mas não sabemos quando podem subir – reforça Maria Letícia.
LEIA TAMBÉM
Médica que coordena o enfrentamento da doença apela à população: ’fiquem em casa’
Casos de coronavírus confirmados: saiba em que bairros estão e as faixas etárias dos pacientes
								




