Vacinação contra a dengue retorna neste sábado. Viamão ultrapassa os 1 mil casos confirmados e Exército entra na guerra na semana que vem

Prefeito Rafael Bortoletti esteve com militares na UPA 24 Horas, onde deve ser montado um hospital de campanha opara enfrentamento da dengue. Fotos: Divulgação/PMV

O Ministério da Saúde estima que o número de infecções causadas pelo mosquito da dengue continue em fase de crescimento ainda por 18 semanas, e que, após esse período, deve acontecer uma redução significativa no número de casos

O município de Viamão vai intensificar ainda mais as ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da dengue. Nesta sexta-feira, 28 de março, o município quebrou a barreira dos 1 mil casos, somando 1.064 pessoas com a doença, segundo o Painel de Casos de Dengue RS do começo desta tarde. Das 1.986 notificações, 592 ainda estão em investigação, de acordo com o levantamento.

Hoje, pela manhã e no começo da tarde desta sexta-feira, a secretária municipal da Saúde, Michele Galvão, teve reunião on line com o Comando Militar do Sul (CMS) para alinhar como o Exército Brasileiro vai se incorporar nesta luta contra o Aedes e no combate à doença. As definições vão ter andamento na próxima semana, com o ajuste de um cronograma de trabalho, provavelmente, já na segunda-feira, dia 31.

Ainda de acordo com a secretaria municipal da Saúde, partir deste sábado, 29, será retomada a vacinação contra a dengue nas unidades de saúde Meneguine, Santa Isabel e São Lucas, abertas das 8h às 17h. A unidade Meneguine também terá pronto-atendimento às pessoas com suspeita de dengue, e distribuição de repelentes para a população. Um carro de será utilizado para avisar a população sobre a vacinação.

Além disso, o município tem adotado diversas medidas de controle, como pulverizações em áreas estratégicas, incluindo escolas das regiões da Augusta e Cecília. A colaboração do Exército também será essencial nesse esforço, já que entre 30 e 50 militares ajudarão nas ações de limpeza e pulverização, além de acompanhar os agentes de saúde no combate aos focos do mosquito transmissor.

Para garantir uma resposta eficaz, a administração solicitou o apoio do Ministério da Saúde, que enviará representantes da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, à cidade, na próxima semana. A colaboração também envolverá as Forças Nacionais do SUS, que designarão uma equipe para avaliar a situação e auxiliar na formatação de estratégias para eliminar os focos do mosquito.

Em paralelo, o município já solicitou ao Hospital Viamão a ampliação de hemogramas, com a meta de realizar mais de 500 exames por mês. Na próxima segunda-feira, 31, o Exército fará uma visita à cidade para finalizar os preparativos do Hospital de Campanha e organizar a capacitação para os profissionais que atuarão na linha de frente nos bairros da cidade.

Secretária municipal Michele Galvão (C), da Saúde, teve reunião virtual, nesta sexta, com representantes do Comando Militar do Sul para ajustar a participação do Exército na guerra contra a dengue

Para saber

  • Está prevista uma reunião com os municípios da Região Metropolitana para discutir ações conjuntas de enfrentamento, considerando o aumento de casos nos vizinhos.
  • O município vai receber, do Governo do Estado, testes rápidos para a dengue, que serão destinados para crianças em algumas das unidades de saúde.
  • A Prefeitura reforça seu compromisso em adotar todas as medidas necessárias para proteger a saúde da população e combater a dengue de forma eficaz.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook