O Ministério da Saúde estima que o número de infecções causadas pelo mosquito da dengue continue em fase de crescimento ainda por 18 semanas, e que, após esse período, deve acontecer uma redução significativa no número de casos
O município de Viamão vai intensificar ainda mais as ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da dengue. Nesta sexta-feira, 28 de março, o município quebrou a barreira dos 1 mil casos, somando 1.064 pessoas com a doença, segundo o Painel de Casos de Dengue RS do começo desta tarde. Das 1.986 notificações, 592 ainda estão em investigação, de acordo com o levantamento.
Hoje, pela manhã e no começo da tarde desta sexta-feira, a secretária municipal da Saúde, Michele Galvão, teve reunião on line com o Comando Militar do Sul (CMS) para alinhar como o Exército Brasileiro vai se incorporar nesta luta contra o Aedes e no combate à doença. As definições vão ter andamento na próxima semana, com o ajuste de um cronograma de trabalho, provavelmente, já na segunda-feira, dia 31.
Ainda de acordo com a secretaria municipal da Saúde, partir deste sábado, 29, será retomada a vacinação contra a dengue nas unidades de saúde Meneguine, Santa Isabel e São Lucas, abertas das 8h às 17h. A unidade Meneguine também terá pronto-atendimento às pessoas com suspeita de dengue, e distribuição de repelentes para a população. Um carro de será utilizado para avisar a população sobre a vacinação.
Além disso, o município tem adotado diversas medidas de controle, como pulverizações em áreas estratégicas, incluindo escolas das regiões da Augusta e Cecília. A colaboração do Exército também será essencial nesse esforço, já que entre 30 e 50 militares ajudarão nas ações de limpeza e pulverização, além de acompanhar os agentes de saúde no combate aos focos do mosquito transmissor.
Para garantir uma resposta eficaz, a administração solicitou o apoio do Ministério da Saúde, que enviará representantes da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, à cidade, na próxima semana. A colaboração também envolverá as Forças Nacionais do SUS, que designarão uma equipe para avaliar a situação e auxiliar na formatação de estratégias para eliminar os focos do mosquito.
Em paralelo, o município já solicitou ao Hospital Viamão a ampliação de hemogramas, com a meta de realizar mais de 500 exames por mês. Na próxima segunda-feira, 31, o Exército fará uma visita à cidade para finalizar os preparativos do Hospital de Campanha e organizar a capacitação para os profissionais que atuarão na linha de frente nos bairros da cidade.

Para saber
- Está prevista uma reunião com os municípios da Região Metropolitana para discutir ações conjuntas de enfrentamento, considerando o aumento de casos nos vizinhos.
- O município vai receber, do Governo do Estado, testes rápidos para a dengue, que serão destinados para crianças em algumas das unidades de saúde.
- A Prefeitura reforça seu compromisso em adotar todas as medidas necessárias para proteger a saúde da população e combater a dengue de forma eficaz.