O sarampo, que não era registrado no país desde 2015, voltou com força total. Em todo o Brasil já foram registrados 677 casos da doença, e outros 2.724 estão sob investigação em seis estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul, que já confirmou oito casos da doença.
A confirmação de casos em Porto Alegre ligou o sinal de alerta em toda a região metropolitana, e por isso a secretaria municipal de saúde de Viamão vai começar a vacinar toda a população com até 49 anos, a partir de segunda-feira, 23.
A vacina é a melhor forma de prevenção e está disponível em todas as unidades de saúde do município, para a faixa etária a partir dos 12 meses até os 49 anos, no horário das 8h30 às 17 horas. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Em caso de dúvida, a orientação é procurar uma unidade de saúde, preferencialmente com a carteira de vacinas.
Sintomas
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a transmissão se dá como gripes e resfriados: no contato com objetos e pessoas infectadas.
Toda a pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema (manchas vermelhas no corpo), acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e/ou conjuntivite, deve procurar atendimento em serviço de saúde para ser avaliado.