O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Viamão trabalha sem a necessidade de agendamento. Os CAPS também atendem urgências e emergências em saúde mental, tendo para isso leitos hospitalares como retaguarda no cuidado. A diretriz é o cuidado em liberdade, de maneira integral e singularizada, promovendo o autocuidado e a qualidade de vida dos usuários.
Quando o usuário chega no CAPS, ele é acolhido por uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, psicólogo, técnico de enfermagem, educador físico, educador social, oficineiro, acompanhamento terapêutico, terapeuta ocupacional) que traça um plano terapêutico, encaminhando o paciente para grupos, oficinas ou para acompanhamento em unidades de saúde.
– São ofertadas oficinas de arte, cerâmica, pintura, escrita, música, passeios, festas de datas comemorativas, saraus, programa de rádio, passeios, cinema, entre outras atividades, com o intuito de reinserção na vida social – explica a coordenadora da Saúde Mental, Vanessa Bettiol de Oliveira.
Quem está aí?
Um dos grupos chamado de “Ouvidores” foi idealizado pela enfermeira Sofia há seis meses. É um grupo de usuárias que escutam vozes. Sofia trabalha nos encontros “O que as vozes querem dizer?”, transformando mensagens negativas em positivas. Juliana, Jussara, Ana, Cleonice, Maria Bento e Marion fazem parte do grupo e são assíduas nos encontros.
– Esse é o cuidado que queremos. Se colocar no lugar do outro, ser mais fraterno e tolerante, respeitando o jeito de viver do outro ou suas opiniões – finaliza Vanessa.
Atualmente, são sete UBSs que atendem a pacientes da saúde mental, nos seguintes locais: Itapuã, Santa Isabel, Centro, Orieta, Augusta Marina, Augusta Meneguine e Vila Elza. Os dois serviços oferecidos são encontrados nas unidades de CAPS II Casa Azul – Rua Leopoldo Migues, 55, São Lucas; e, CAPS II Renascer – Rua dos Açores, 762, Tarumã. Os dois estão de portas abertas nas segundas, terças, quartas e sextas, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. E, nas quintas, das 8 às 12 horas. À tarde acontecem as reuniões de equipes.