Viamão é palco de mostra cinematográfica sobre Direitos Humanos

Para comemorar o 70 anos de existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a 12° Mostra de Cinema e Diretos Humanos está percorrendo o Brasil com filmes e homenagens ao fato históricos. Em Viamão, o público poderá conferir a programação a partir do dia 04 de dezembro, com sessões gratuitas no Sesc Viamão, além de exibições itinerantes mediante agendamento.  Este é o quinto ano consecutivo que o evento conta com produção local da Primeira Fila Produções. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em quatro mostras: Temática, Panorama, Mostrinha (dedicada ao público infanto-juvenil) e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A mostra será realizada nos meses de novembro e dezembro nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. Em Porto Alegre, as sessões ocorrerão na Cinemateca Capitólio Petrobras.
 

Uma história a ser lembrada

A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e os milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição.

– Trata-se de uma revolução silenciosa e maravilhosa. Vai até as pessoas para mostrar a elas a importância de ser cidadão e do respeito ao próximo. Chega até elas levando educação amorosa e libertária, para que possam refletir qual o nosso papel no mundo. É uma forma de lutar e resistir a qualquer tipo de opressão, de objeção em relação ao exercício da nossa cidadania e direitos – diz Juciara.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como exemplo, memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. 

Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

Como participar?

Para instituições, grupos e escolas que tenham interesse em conhecer a Mostra ou participar das sessões programadas, os agendamentos devem ser feitos pelo email contato@primeirafilaproducoes.com.br ou pelo telefone (51) 982980541 até o dia 30 de novembro. O evento ocorre nos dias 04, 05, 06, 07, 11, 13 e 14 de dezembro.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook