Os vereadores de Viamão aprovaram recentemente o projeto para a criação do Cadastro Municipal de Crianças, Adolescentes e Adultos Desaparecidos. A lei foi aprovada na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Viamão, no dia 8 de novembro, e de autoria do vereador Guto Lopes, do PSOL.
– Nas redes sociais vimos muitas pessoas pedindo ajuda para encontrar principalmente crianças e jovens, e assim propomos fazer algo que de fato auxilie na busca, tanto da família, quanto da polícia. Qualquer pessoa pode cadastrar informações, imagens e dados dos desaparecidos, que serão consultados pela Polícia e outros órgãos – afirma Guto Lopes.
A divulgação do cadastro ocorrerá a partir de sites, redes sociais, pelo portal da prefeitura e outras plataformas digitais de parceiros públicos, privados ou entidades não governamentais, onde constarão as características físicas, dados pessoais e fotografias de desaparecidos.
A ideia inicial do cadastro é unir a base de dados dos órgãos de segurança, pois o grande índice de desaparecidos está entre crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, abandono ou por uso de drogas.