Viamão incentiva a vida saudável

O grupo de caminhadas da UBS Augusta Marina ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 8h. Foto: Rose Scherer/Assessoria PMV

A estação mais quente do ano está se aproximando e com ela, muitas pessoas procuram atividades físicas para manter o corpo saudável e aproveitar a beleza das praias e cachoeira. Mas a médica Márcia Pessoa, da Unidade Básica de Saúde Augusta Marina, do município de Viamão, prescreveu outra solução para a prática de atividade física: a promoção da saúde! A médica, em turno integral na UBS Augusta Marina, observou que muitas das doenças sofridas por seus pacientes podiam ser amenizadas com encontros semanais e atividades físicas regulares.

 – Muitos pacientes ficam sozinhos em casa, a maior parte do dia, sem conversar com ninguém. Outros tinham hábitos alimentares pouco saudáveis. Então, propus a criação de um grupo de caminhada, com uma roda de conversa, uma vez na semana – explica Márcia, responsável pela criação do grupo de caminhadas em Viamão.

 

Os participantes

As caminhadas matinais iniciaram no mês de março e atualmente, o grupo conta com a participação de 36 pacientes. Segundo a médica Márcia Pessoa, o principal objetivo era incentivar a pratica de qualquer atividade física, pois percebia entre os freqüentadores da UBS os seguintes sintomas: cansaço excessivo, peso elevado e desmotivação. A maior inspiração foi a paciente Eloina Benevides Machado de 74 anos.

Depois de alguns meses de caminhada, Eloina percorre tranquila mais de dois quilômetros, duas ou três vezes na semana. Perdeu seis quilos, estabilizou a pressão arterial, melhorou a dicção, fez amigos e participa do grupo de crochê na Associação Augusta Marina. Outras pacientes também perderam peso e ganharam saúde, como Maria de Lourdes Oliveira, 64 anos, que emagreceu cinco quilos e estabilizou o colesterol e a pressão arterial. E Maria de Lourdes Ambrósio, diabética e agora com a pressão arterial controlada.

 

 – Como na unidade de saúde os encontros são todas as quintas-feiras, pelo grupo de WhatsApp combinamos caminhadas nos outros dias da semana, quando o tempo colabora – explica Ana Paula, a integrante mais jovem do grupo, com 41 anos, criadora do grupo de WhatsApp e que conseguiu emagrecer dois quilos e reduzir o colesterol.

No grupo, Osmar Mengue, 53 anos, também marca presença. Ele iniciou na caminhada por ter sofrido um AVC. Em cinco meses, o resultado é visível: mais saúde e mais estabilidade física e emocional. Osmar caminha ao lado de sua esposa, Maria Aparecida Mengue, 52 anos, e de sua sogra, Nilza Gomes Paz, 70 anos.

 

Os encontros

Os aniversários são comemorados com um café comunitário, após as caminhadas. As agentes comunitárias de saúde participam das atividades, bem como a técnica de enfermagem, Rosa Maria Johann, apoiando as pacientes mais idosas ou com mais dificuldade de locomoção. Para o mês de novembro, o grupo está planejando um passeio de integração.

No último mês, o grupo ganhou um reforço, do educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Wagner Júnior. Antes e após as caminhadas, Júnior propõe alongamento físico, trabalha a parte motora e a respiração.

– Está sendo muito gratificante trabalhar com esta equipe, pois aqui encontramos alegria e entusiasmo tanto nos profissionais da unidade, como na comunidade – destaca o educador físico.

 

Como participar

O grupo de caminhadas da UBS Augusta Marina ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 8h, com concentração junto a unidade de saúde. Para participar, os interessados podem comparecer a sede da UBS na Avenida Dário Gonçalves Molho, s/nº, no telefone 3435.0326.

A prática regular de atividades físicas é fundamental para uma vida mais saudável. Para participar é necessário ter boa vontade, disposição e uma roupa e tênis confortáveis.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook