O I Festival da Poesia Crioula de Viamão aconteceu no último sábado, 1° de setembro, no CTG Setembrina dos Farrapos. A competição, organizada pela União Tradicional Viamonense (UTV), deu inicio as comemorações do mês farroupilha com sessão de autógrafos e premiações.
Durante a programação do evento foi possível assistir ao concurso de declamação, participar da exposição de Poesia Crioula, da feira do livro e prestigiar os vencedores das premiações Concurso Literário e Redação. Para o idealizador e organizador do evento ao lado da UTV, César Tomazzini, esse evento é um incentivo a promoção da cultura tradicionalista na cidade de Viamão.
– Tomara que as entidades promotoras de rodeios artísticos e culturais passem a inserir a modalidade concurso literário, pois serve como incentivo à produção de textos e conseqüentemente à leitura, pois quem escreve se obriga a ler e buscar conhecimento – afirma.
Angelica Santos, prenda veterana do CTG Setembrina dos Farrapos, foi uma das participantes do Concurso de Declamações e Poesias. Os poemas do concurso literário serão publicados na antologia do festival.
O festival contou com a participação do Patrono dos Festejos Farroupilhas de Viamão 2018, Valdecir Chamurro, e da Estância da Poesia Crioula que distribuiu livros para as entidades tradicionalistas e participantes do evento. A homenageada foi a poetisa Jurema Chaves, que contemplou o público sessão de autógrafos.
– A premiação do Concurso de Declamação foi nas modalidades Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana para Peão e Prenda. Já o Concurso Literário, premiu os cinco melhores com medalhas de destaque – explica Ana Presidente da UTV e Patroa do CTG Setembrina dos Farrapos.






