Viu a polêmica que deu nas redes sociais hoje por causa de uma multa por transporte clandestino? Prefeitura garante que multa não tem nada a ver com caçada aos motoristas de Uber
Nas redes sociais, foi a polêmica do dia: uma publicação diz que a EPTV estaria proibindo os motoristas de Uber de trabalhar em Viamão — e uma blitz teria pego e multado um motorista que opera pelo aplicativo.
— Na verdade, não há regulamentação — diz Kadu Schwartzhaupt, presidente da EPTV.
— Então, não tem multa para motorista de aplicativo. O que estamos fazendo é uma série de blitzes contra o transporte clandestino em todo o município.
LEIA MAIS
VIDA DE UBER | Como é o trabalho de um motorista do aplicativo em Viamão
Kadu conta que tem recebido denúncias sobre motoristas que vem praticando transporte clandestino de passageiros — que é diferente de quem está trabalhando através de aplicativos como Uber e Cabify.
— Eles oferecem uma corrida em pontos com bastante movimento de pessoas, sem autorização para isso. Embora não haja regulamentação municipal, nos aplicativos os motoristas são cadastrados. O clandestino é muito arriscado e perigoso — diz Kadu.
Ele adianta que nesta e na semana seguinte a EPTV vai continuar com blitzes localizadas em pontos de maior movimentação de transporte clandestino.
— Mas quando o fiscal encontrar um Uber e ele estiver transportando pelo aplicativo, não será multado — informa.
Cuidado com transporte escolar clandestino
Kadu diz que já contatou com o Conselho Tutelar e que a EPTV vai promover blitzes conjuntas com o órgão no combate ao transporte clandestino de estudantes.
— Já identificamos casos em que um carro tinha cinco ou seis cadeirinhas. É perigoso. Muitas vezes o motorista não tem sequer treinamento para isso.
A EPTV tem um cadastro de todos os veículos e motoristas autorizados a operar transporte escolar na cidade. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3485.8950.