Viamão vira ponto de encontro para radioamadores

Durante os dias 20 e 21 de outubro, o Grupo Escoteiro Baependi, situado na cidade de Viamão, será sede do evento mundial Jamboree No Ar. As atividades ocorrerão na estação de radioamadorismo (PY3UEB) e tem como objetivo divulgar a prática dentro do escotismo e possibilitar uma integração entre os jovens de seis a 21 anos de idade. Os participantes realizarão práticas variadas ao ar livre e via internet, além de entrar em contato com estações de radioamadorismo de todo o mundo.

Segundo o fundador do grupo de radioamadorismo de Viamão, conhecido pela sigla PY3UEB, Rafael Marconatto, o evento ocorre simultaneamente no mundo todo, via rádio e internet. As atividades são divulgadas ao longo do final de semana, seguindo o exemplo de uma gincana. A cada um hora, as tarefas são enviadas por meio de uma plataforma de rádio ou internet, e os jovens são divididos por faixa etária para cumprir as atividades e acumularem pontos para a divulgação do grupo vencedor.  Os tipos de atividades são variados e abrangem as áreas de tecnologia, criação e dinâmicas em grupo.

– Teve um ano que nós trabalhamos com plaquinhas prontas que nós montamos com sensores, disposivitos e criamos carrinhos. Já tivemos atividades de fotografia, onde eles fotografavam e imprimiam. E uma base de eletrônicos, onde criamos um pisca-pisca de led – lembra Marconatto.

História do radioamadorismo em Viamão

Desde 1995, um grupo de amadores do rádio se uniu para iniciar as atividades do rádio clube PY3UEB. As primeiras atividades iniciaram dois anos depois e hoje auxiliam centenas de jovens em eventos de escoteirismo e radioamadorismo. Segundo os participantes, essa prática de comunicação é muito simples e pode ser feita dentro de casa.

– A gente fabrica rádio e antenas até hoje. É um tipo de comunicação que já utilizamos em emergências. Ao longo de todas essas tragédias que vem acontecendo sempre tem a participação de radioamador para estabelecer contato, porque muitas vezes essas tragédias acabam com linha telefônica e com torre de celular, então o radio é algo sempre presente e nós achamos isso muito importante – afirma Rafael, que estava presente na fundação do rádio clube PY3UEB.

O grupo já participou e organizou vários eventos de integração com os escoteiros e admiradores do radioamadorismo, em nível regional e estadual. Já forma mais de sessenta amadores formados pelo PY3UEB, nesses 20 anos.

– Já participamos de eventos montando estação, organizando a comunicação do evento. Já tivemos participações em salvamentos e esse ano, organizamos uma oficina de radioamadorismo no Colégio Pão dos Pobres. Demonstrando o que é radioamadorismo, como pode ser utilizado nas atividades e qual a importância de saber utilizar o equipamento para salvamentos e comunicação – conta Rafael.

O método de ensino

 “Aprender Fazendo” é o método pedagógico utilizado pelo escotismo há mais de 110 anos. A utilização da comunicação via rádio é frequentemente utilizada em salvamentos e apoios em grandes catástrofes. Com mais de 50 milhões de escoteiros pelo mundo, sendo 110 mil no Brasil e 15 mil no Rio Grande do Sul, este evento oportuniza a capacitação dos participantes para a comunicação via rádio, uma prática versátil e importante.

– Nossa intenção é criar eventos cada vez maiores. Este ano vamos receber três grupos de escoteiros, queremos que mais e mais escoteiros tenham acesso ao radioamadorismo – enfatiza Rafael.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook