Quem vê o pequeno viamonense Vinicius Filho andando pelas ruas da cidade nem imagina que o menino de onze anos controla, e muito bem, um animal incontáveis vezes maior e mais pesado que ele. Não só controla como é Campeão Brasileiro de Adestramento, na categoria Mini Mirim. O morador da parada 36 visitou o Diário acompanhado das Silvias de sua vida, a mãe Silvia Priscila da Silva Silva e da avó Silvia Maria da Silva Silva, trazendo consigo todas pesadas medalhas que ganhou na curta carreira como cavaleiro.

O hipismo chegou na vida de Vinicius meio por acaso. A família do garoto é ligada ao Movimento Tradicionalista, e inscreveu o menino em aulas de equitação para que ele tivesse mais segurança em cima do cavalo.
– A gente inscreveu ele em aulas de equitação aqui no Beco dos Soares, mas a intenção era que ele usasse as aulas nas cavalgadas e tivemos a grata surpresa de ver ele tomar gosto e transformar o hobbie em um esporte – conta Dona Silvia Maria, que junto com o marido Jorge Dirceu Abreu Silva e do filho faz parte da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, ligada ao MTG.
Vinicius estuda no CESI da Santa Isabel e atualmente se reveza entre os treinos na Hípica Santa Tereza, do Beco dos Soares e o Centro Equestre Bevite, que fica no Lami. Foi este último que levou o viamonense até o Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Brasileiro de Adestramento.
Quando perguntado sobre o que quer ser quando crescer Vinicius não titubeia ao responder.
– Eu quero ser um cavaleiro famoso e um dia representar o Brasil em uma Olimpíada – responde com a voz tímida e um largo sorriso no rosto.






