Vila Augusta Meneguine, em Viamão, recebe Mostra de cultura afro-brasileira

Neste sábado (03) e domingo (04) acontece o terceiro e último final de semana da Mostra de Cultura Afro-Brasileira na Vila Augusta Meneguine. Vai ser no Ateliê Cultural José Gabriel Góes, em Viamão, com oficinas de Capoeira Angola e Maculelê, no sábado, para crianças da comunidade inscritas na mostra. E, no domingo, com programação aberta ao público em geral, acontece sessão de cinema, roda de conversa sobre o início da capoeira em Viamão, apresentação de Maculelê e roda de Capoeira Angola.
Este final de semana é especial pela presença de Mestre Kunta Kintê, da Escola de Capoeira Angola Raízes do Sul. Há mais de 20 anos atrás, Kunta dava aulas de capoeira na Vila Augusta Meneguine para crianças e adolescentes. Uma delas era Roger Ferreira, que seguiu os passos do Mestre na capoeira e hoje é, além de educador social tendo a capoeira como prática, trenel do grupo Raízes do Sul. Roger é o responsável pelo Ateliê José Gabriel Góes, na Vila Augusta Meneguine, em Viamão. A volta do Mestre a este território, em contato com seus discípulos e alunos, e com a presença de outras crianças da comunidade, certamente será potente e emocionante.

O filme exibido, às 10h do domingo, será “Memórias de um Mestre Griô” (1h38min), documentário sobre a trajetória Mestre Kunta Kintê. O documentário é indicado para quem se interessa pelos fundamentos da Capoeira Angola, em escutar os grandes mestres e mestras. Além dos depoimentos do Mestre Kunta, o filme traz imagens de arquivo, preciosidades dessa arte de resistência. Mas o documentário também serve a quem deseja conhecer sobre uma existência potente, um educador de uma arte ancestral, um mais velho que ensina muito com o silêncio. “Se a raiz e forte ninguém pode derrubar”. Na sequência, Mestre Kunta, Contramestre Jean Sarará, Roger Ferreira e os demais presentes participam de uma roda de conversa sobre o início das vivências do Mestre com a Capoeira em Viamão.

Na tarde, a partir das 14h, acontece uma apresentação de Maculelê com as crianças que participaram das oficinas do sábado e, na sequência, roda de Capoeira Angola.

Sábado, são duas oficinas. Na manhã, a partir das 10h, contramestre Jean Sarará, que é discípulo de Kunta Kintê há quase 30 anos, orienta a oficina de Capoeira Angola. Na tarde, a partir das 14h, o próprio Mestre Kunta Kintê puxa a oficina de Maculelê. As inscrições para as oficinas são feitas separadamente para cada uma das atividades e tem como foco as pessoas da comunidade da Vila Augusta Meneguine.
A Mostra de Cultura Afro-Brasileira, que tem como intenção o fortalecimento da comunidade, a estruturação do Ateliê e a valorização da Capoeira, foi contemplada no edital FAC Expressões Culturais e tem financiamento da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul. Nos dois finais de semana anteriores, o primeiro em setembro e o segundo em novembro, as crianças da Vila Augusta Meneguine receberam oficinas de construção de berimbau, de graffiti, de musicalidade da capoeira. As vivências destes dois dias foram celebradas, na tarde de domingo, dia 27, com um cortejo pela comunidade.

O Ateliê José Gabriel Góes fica no Beco Tróia, n°20, Vila Augusta Meneguine.
Acompanhe a programação completa e mais informações sobre o projeto nas redes sociais do Raízes do Sul: @raizesdosulcapoeira e do Ateliê @capoeiraraizesdosulviamao

Programação:
Sábado (com inscrições para as crianças da comunidade)
10h – Oficina de Capoeira Angola com Contramestre Jean Sarará
Mestre Kunta Kintê
14h – Oficina de Maculelê com Mestre Kunta Kintê
Domingo (aberto ao público em geral)
10h – Exibição do documentário “Memórias de um Mestre Griô” e Roda de conversa sobre a capoeira em Viamão

14h – Apresentação de Maculelê e roda de Capoeira Angola

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook