Wesley e Ana: o aprendizado que vem do tabuleiro

Ana exibe orgulhosa suas medalhas das competições que venceu / fotos: PMV

 O jogo de xadrez pode até não te ajudar a definir seus bíceps ou tonificar seus músculos abdominais, mas com certeza a sua saúde mental e o seu desenvolvimento intelectual serão beneficiados ao longo da vida. Baseados nesses princípios que os professores de duas escolas municipais – Humberto de Campos e Dom Diogo de Souza – passaram a incentivar a prática do esporte entre os alunos. O projeto iniciou há três anos, quando a modalidade passou a fazer parte dos Jogos Interescolares do Município de Viamão (JIMV).

Com treinos no turno inverso às aulas, o xadrez passou a chamar a atenção dos alunos, como conta o professor de matemática da Dom Diogo de Souza, Bruno Régio.

— No início, escolhemos o xadrez por que era um material que já tínhamos disponível na escola e também por desenvolver o raciocínio lógico nos alunos, o que auxilia principalmente na minha matéria. Hoje, o projeto se desenvolveu muito e os próprios alunos se ajudam entre si e ensinam os colegas. É uma atividade legal, nova e que não fazia parte da realidade deles, acho que por isso teve todo esse engajamento. É nítido o crescimento deles em diversos aspectos, inclusive no comportamento. Estamos muito felizes com o desempenho da escola, fomos a melhor no número e conquistas. Ao todo levamos 27 alunos — diz.

 

Wesley com o professor Bruno

 

Participando desde o início das oficinas, o aluno do 9º ano Wesley Dias Gomes, 17 anos, descobriu uma paixão que nem sabia que existia. Ele já participou de diversas competições, inclusive fora da cidade e, no dia 30 de novembro, sagrou-se Campeão Juvenil de Xadrez no JIMV. Ele conquistou o título entre 22 alunos que pertenciam à mesma categoria.

— Eu me interessei por que é legal montar estratégias é a parte que mais gosto.

Como Wesley está no 9º ano, em 2017 ele não poderá mais participar do JIMV pela escola Dom Diogo de Souza. Por isso, o professor Bruno pretende criar um Clube de Xadrez para que ex-alunos possam participar.

— Aí eu posso trazer o Wesley como oficineiro, por exemplo. Atualmente, nós já jogamos on-line. É uma forma de treinar. Existem muito poucas literaturas que a gente possa passar ao aluno. Tive que me esforçar e aprender novas técnicas para poder prepará-los melhor — lembra.

 

Ana com os professores da escola Humberto de Campos

 

Na escola Humberto de Campos, o clima não é diferente. A aluna do 8º ano, Ana Carolina Lawall, 14 anos, vencedora na categoria Juvenil Feminino, conquistou o ouro entre mais de vinte alunas de outras escolas municipais. Elogiadas por professores, Ana é acostumada com a medalha de ouro. Em todas as quatro competições que participou até agora, subiu no lugar mais alto do pódio. O professor de matemática Luciano Gibrowski, que supervisiona as aulas de xadrez, conta ela já foi convidada, inclusive, para participar de competições nacionais e internacionais.

— Ela foi a única aluna de Viamão a participar do campeonato nacional. Realmente é um talento. Nos reunimos em três professores e não conseguimos vencer ela. Isso é muito bom para eles — conta.

Diferente do caso anterior, as aulas de xadrez, inicialmente, foram iniciadas nos períodos de Educação Física.

— Eu não sabia que gostava, mas comecei a jogar e vi que era boa nisso. Adoro ter que criar estratégias. Quero continuar praticando mesmo depois que sair da escola, de repente me profissionalizar e fazer o curso de juiz — diz Ana.

A mãe orgulhosa, Solange Lawall, diz que a filha puxou a família do avô.

— Eles adoram jogos, deve ser por isso que ela tem talento. Nos ficamos muito felizes por isso, apoiamos ela e vamos nas competições. Ela já tentou ensinar eu e meu marido, mas é um jogo difícil, não é para todo mundo.

Assim como Wesley, Ana também joga on-line e treina com amigos e familiares.

— Como as aulas agora na escola encerraram, eu jogo bastante no computador. Ensinei meus irmãos e primos também.

A competição

A competição de xadrez, que faz parte do JIMV, reuniu aproximadamente 240 crianças e adolescentes. O evento aconteceu no Municipal de Cultura e Esporte no dia 30 de novembro. Participaram estudantes de 14 escolas municipais e quatro escolas estaduais. As disputas foram realizadas nos naipes masculino e feminino, nas categorias: mirim, infantil e juvenil. Os três primeiros colocados em cada categoria receberam medalhas ao final da competição, além de um jogo de xadrez, enquanto que as escolas vencedoras receberam troféus.

Confira os vencedores do JIMV 2016:

Mirim Feminino

1º lugar – Vitoria Acunha – Escola Municipal Guerreiro Lima

2º lugar – Eduarda Martins – Escola Municipal Guerreiro Lima

3º lugar – Eriadna Vitória Lima da Silva – Escola Municipal São Jorge

Mirim Masculino

1º lugar – Pedro Luiz da Silva Padilha – Escola Municipal São Jorge

2º lugar – Victor de Lacerda – Escola Municipal Guerreiro Lima 3º lugar – Luiz Gustavo Maria Conceição – Escola Municipal Dom Diogo de Souza

Infantil Feminino

1º lugar – Lucinéia Costa Toledo – Escola Municipal Dom Diogo de Souza      

2º lugar – Daniela Oliveira Lopes – Escola Municipal Humberto de Campos           

3º lugar – Julia Figueredo  – Escola Municipal Dom Diogo de Souza

Infantil Masculino

1º lugar – João Victor de Almeida Theisen – Escola Municipal Dom Diogo de Souza

2º lugar – Marcelo da Rosa – Escola Municipal Dom Diogo de Souza

3º lugar – Guilherme Amaral – Escola Municipal Guerreiro Lima

Juvenil Feminino

1º lugar – Ana Carolina Lawal – Escola Municipal Humberto de Campos

2º lugar – Amanda Assis – Escola Municipal Guerreiro Lima

3º lugar – Rafaela Anchieta – Escola Municipal Dom Diogo de Souza

 Juvenil Masculino

1º lugar – Wesley Dias Gomes – Escola Dom Diogo de Souza

2º lugar – Cleiton Gabriel Freitas – Escola Municipal Guerreiro Lima

3º lugar – Allan Fraga – Escola Municipal Humberto de Campos

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook