As ações pedagógicas nesta época do ano são intensas. Para quem está em pólos de ensino como QI, Uniasselvi, entre outras, os últimos dias de fechamento das disciplinas para o recesso de inverno são decisivos para os alunos. Momento de provas, avaliações… Na Educação Básica isto não é diferente, mas ambos os tipos de instituições comemoram de alguma forma o São João.
Apesar das Festas Juninas serem originalmente conhecidas por acontecerem em Junho, de 1 a 30 de Junho, diversas empresas comemoram este clima até o final do mês de Julho. Para o Colégio Pró-Futuro, “uma proposta de festa junina em julho, junto com as reuniões pedagógicas acontecendo, junto com os fechamentos de notas e junto com finalizações da metade do ano possibilitam uma descontração aos momentos de verificação de aprendizagens”, explica a Coordenadora Pedagógica do Colégio Pró-Futuro, Maria Inês de Oliveira (Tuca).
As rotinas de recebimento dos pais para conversar, antes do recesso de inverno, se misturam com o clima de festa e alegria. “Criamos o desafio dos nossos professores usarem o que estão preparando para esses momentos. Dessa forma, o que será produzido de enfeites para a nossa festa oficial ficará exposto nos corredores da escola. Isso faz com que as crianças se alegrem nos ensaios e, claro, estudem para as avaliações. Os pais amam.”, afirma a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Shirlei Rodrigues.
Tudo que é feito por uma instituição de ensino possui uma temática. A festa, que irá acontecer neste sábado, dia 13 de Julho, ao meio dia, dentro do Colégio Pró-Futuro, em Águas Claras, (ERS-040, PDA 81A), possui uma ideia de confraternização familiar, até com o oferecimento de um almoço - Um Deliciosos Mocotó -, mas há uma vertente solidária dentro do evento.
“A festa não pode ser considerada filantrópica, mas teremos um espaço dedicado para a arrecadação de roupas, brinquedos, calçados, alimentos não perecíveis, como forma de ingresso, não obrigatório. Dessa forma, o Colégio Pró-Futuro faz um convite para a solidariedade. Nossos alunos irão vivenciar depois do evento, como é o trabalho voluntário, entregando tudo que foi doado para instituições escolhidas por nossa equipe diretiva”, detalha a Orientadora, Carina Lessa.

Lembrando: A Festa Junina do Colégio Pró-Futuro será dia 13 de Julho, neste sábado, será servido um almoço especial - um Mocotó - custo R$ 20,00. Não será cobrado ingressos para entrada, mas a ideia é que os participantes levem doações: alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos…

Cultura Maker acende a fogueira do meu coração
É lógico que os alunos makers irão preparar coisas surpreendentes para os participantes. A professora Maker, Ruana Souza, confidenciou que terá muitas novidades na Festa Junina. Por isso, indico a todos para irem no Colégio Pró-Futuro e olharem de perto tudo que estiver nas Barraquinhas, no Espaço das Brincadeiras da festa. E, claro, venha ver todas as apresentações dos pequenos: Pulando e sorrindo em uma linda tarde de sábado, em clima de São João.





