O clima de tensão está instalado na Câmara Municipal. Na sessão da terça-feira, dia 14, um grupo de 12 dos 15 vereadores da base governista, formalizou o pedido de troca da liderança do governo na Casa, função hoje exercida pelo vereador Thiago Gutierres (PSD). Apenas Leandro Bonatto e Duda Peres (PSDB), além do próprio Thiago, não assinaram o requerimento.
O texto, endereçado ao prefeito Rafael Bortoletti e lido em plenário pelo presidente Rodrigo Pox (Podemos), ao lado do próprio Thiago, fala em “insatisfação com a forma como vem conduzindo a referida liderança”. Porém, a reportagem do DV ouviu os personagens e, fora do texto oficial, o clima é muito mais pesado. Tanto o presidente Pox, quanto Dieguinho (PSD), acusam Thiago Gutierres de fomentar perfis de redes sociais que estão atacando vereadores da base do governo. Tais perfis seriam comandados por um funcionário indicado por Thiago Gutierres.
Uma das postagens faz referência ao uso de um carro da Câmara Municipal, pelo presidente Pox: “A matéria é distorcida, uma fake news. Investiguei o perfil que publicou e chegamos no nome de um funcionário da Prefeitura indicado pelo vereador Thiago Gutierres. O vereador Dieguinho também foi alvo de denúncias infundadas. Imediatamente procuramos os colegas vereadores, mostrando o absurdo de uma página ligada a um colega vereador, líder do governo, estar fazendo esse tipo de acusação. Isso é inaceitável. Angariamos 12 assinaturas para o requerimento que está sendo entregue ao prefeito”, disse Pox.
Já o vereador Dieguinho teve contra si uma postagem sobre supostos atos contra menores em uma festa beneficente: “Até o momento não fui contatado por nenhum dos órgãos seja o Conselho Tutelar ou o Poder Judiciário, mas já estou em contato com os meus advogados para acionarmos judicialmente o responsável pela página ao qual já temos os dados e informações, para que pague perante a lei pela sua atitude de má fé contra a minha pessoa com o objetivo de atacar a minha imagem e me difamar perante a sociedade.”
Dieguinho afirma que a decisão de pedir a troca do líder tem relação direta com os fatos: “Não foi difícil conseguir as assinaturas. Um líder precisa unir o grupo e o vereador Thiago já tinha prejudicado, de uma forma maior ou menor, outros vereadores. Ele já não tem qualquer postura de líder perante os outros colegas da base”, resume.
Em relação à denúncias o vereador Thiago Gutierres afirma que “Meus assessores estão no meu gabinete. Quem trabalha na Prefeitura, não tenho poder de nomeação. Então não posso relatar sobre isso”. Já quanto ao pedido de destituição, ele relata que atuou normalmente como liderança na última sessão e que, até o momento não havia sido contatado pelo prefeito Rafael Bortoletti.
Procurado pela reportagem, Bortoletti não se manifestou.