A água nos anos 50, 60 e 70

Antes do abastecimento pela Corsan, quando as vilas de nosso município não contavam com os serviços das grandes companhias de água, cabia muitas vezes aos moradores e "urbanizadores" a tarefa ingrata de procurar água potável.

Na região da Santa Isabel, a perfuração dos poços era feita com "modernas perfuratrizes", como esta da foto, no ano de 1963 (em pleno funcionamento, próximo à sanga que corria ainda límpida, na esquina da José Bonifácio com a Neida Maciel).

As redes de distribuição não alcançavam os leitos das ruas. Era por dentro dos pátios, de uma caixa d'água para a outra que essa rede de solidariedade funcionava. Os moradores pagavam uma pequena taxa de manutenção por um serviço racionado, que não dava conta da demanda.

Esse sistema durou até meados da década de 1970. E muitos dos "administradores" tinham sua função aderida ao sobrenome. Como João Urbano, responsável pela rede das Vilas Aparecida e Jardim Universitário, que era carinhosamente chamado de "Seu João da Água". Cada vila tinha seu posto artesiano e sua caixa d'água. Poucas sobreviveram, uma delas ficava onde hoje fica a quadra da Unidos de Vila Isabel.
 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook