A arte de Aydin Büyüktas é perturbar a realidade

Para causar esse assombroso efeito sobre nossos sentidos, não basta ser fotógrafo. Tem que se aventurar no mercado. É o caso de Aydın Büyüktaş, que nasceu em Ancara em 1972 e em 2000 se mudou para Istambul. Nesse meio tempo, atuou em publicidade, virou diretor premiado, e se especializou nas áreas de efeitos visuais, 3D, animação e vídeo. Na galeria do site se vê que é um baita experimentador.

 

 

O que explica a habilidade gráfica de torcer, distorcer e contorcer a realidade fotografada. O mais impressionante nessas fotomontagens é que… o irreal tem cara de real! A gente não esteve em Istambul, porém não parece aceitável que a paisagem e a topografia da região resolveram se ajeitar e posar para ele, que encontrou o melhor ângulo para nos arrebatar?

 

 

Ao contrário do que as imagens induzem, a série de 2014/15 não foi inspirada no filme Inception (2010), com Leonardo DiCaprio padecendo vertigens para chegar ao núcleo de um pesadelo visual. A inspiração, o próprio Aydın Büyüktaş esclarece no site, veio do livro Flatland: A Romance of Many Dimensions, de Edwin Abbott. Como a 2ª edição é de 1884, vai ver inspirou também o diretor de Inception.

 

 

Para visualizar essas imagens em grande formato e conhecer outros projetos surpreendentes do artista, acesse o site de Aydın Büyüktaş.

Para conhecer o livro que provocou a imaginação do fotógrafo Aydın Büyüktaş, acesse o excelente descritivo Flatland.

Para saber mais sobre tudo, acesse a Wikipédia do livro e a Wikipédia do autor.

Para saber do filme Inception (nas locadoras e no Netflix) e assistir ao trailer, acesse o IMDb.

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook