A coluna vai começar falando de política. Caso você ache que política não é para você ali em baixo tem álbum novo da Cher esperando! Caso você ache que política é para todo mundo – o que realmente é – aconselho dar uma lida.
Já alerto que tem bastante texto sem nenhuma imagem ilustrativa no meio, então respira fundo e lê que é informação.
#EleNão, famosos, política e direitos
Se você mora no planeta Terra, com certeza viu que as redes sociais de encheram da hashtag #EleNão e diversos famosos foram alvo de notícias por causa disso. Como é um assunto condizente com política e também com o universo pop, viralizou e envolveu celebridades, decidi trazer aqui para explicar um pouquinho melhor sobre isso. Vale lembrar que: é política, terão opiniões divergentes. Vai ter quem concorde e quem discorde, mas o intuito aqui é tentar explicar tudo isso.
Tudo começou com um grupo no Facebook chamado Mulheres Contra Bolsonaro (atenção: não vou mais citar o nome dele no texto). O grupo conseguiu reunir mais de 1 milhão de mulheres e, após isso, foi hackeado e teve o nome modificado para Mulheres Com O Candidato. Apoiadores e candidatos que são a favor do presidenciável – se não me engano até o próprio – compartilharam nas redes sociais imagens do grupo hackeado, como se houvesse mais de 1 milhão de mulheres a favor dele (o que é mentira). Essa semana, uma das organizadoras do grupo foi agredida no Rio de Janeiro.
Longe dos holofotes do grupo, Anitta acabou se envolvendo com o assunto – mais específico, com o candidato. Diversos fãs estavam pedindo para ela se posicionar, afinal, ela se declara feminista, da favela e tem público LGBT – o que vai contra o discurso do presidenciável. Por ela não tomar uma posição, foi alvo de críticas e perseguição nas redes sociais, o que acabou virando uma série de vídeos no Instagram que não fizeram muito sentido. A polêmica só aumentou depois disso.
Nesse meio tempo, não sei dizer exatamente quando, a hashtag #EleNão começou a ser utilizada junto de seus derivados (#EleNunca e #EleJamais). Um artista cearense, Militão Queiroz, rapidamente criou uma arte para apoiar a campanha – essa aí na capa da coluna. A ilustração bombou e está em tudo que é canto da internet e em milhões de perfis no Facebook.
De volta à Anitta: ela foi desafiada por Daniella Mercury a gravar um vídeo apoiando o #EleNão. A ideia desse desafio é que celebridades postem vídeo se posicionando contra o candidato – lembrando: contra o candidato, não tomando partido, não é questão de partidarismo. Se sentindo na obrigação, Anitta acabou gravando um vídeo e finalmente se posicionou.
#EleNão nas ruas, #EleNão entre os famosos
A campanha começou na internet e tomou força para evitar ter o candidato como presidente. Neste sábado, 29/09, terão eventos em todas as cidades e todos os cantos do país. Digo isso aqui como um convite para quem quiser participar e apoiar a causa. Se você é a favor do candidato, peço respeito e que não vá estragar o ato dos outros. Encontre ato a favor dele e participe. Não vamos misturar as coisas.
Antes que digam qualquer coisa sobre partidarismo, sobre "não ter ódio" ou coisas nesse sentido, quero dizer que a cantora Marília Mendonça e sua família receberam ameaças nas redes sociais após ela ter declarado voto contra o candidato. Acho que isso deixa bem claro porquê #EleNão.
Se eu fosse listar todos famosos que falaram sobre o assunto, teria que ficar um mês digitando. Diversas pessoas apoiaram a campanha e continuam apoiando. Até saiu do Brasil e conseguiu apoio de cantoras como Dua Lipa. A própria Cher – que lançou álbum novo hoje – compartilhou em seu Twitter pedindo #NotHim.
Essa campanha é algo que tomou proporções enormes pelo fato de ter argumentos. Existem vários motivos para não votar nele, procure no Google, tem gente explicando em forma de texto e de vídeo. É um candidato que propaga ódio, que dissemina notícias falsas, que desrespeita. O ator Chay Suede foi um dos que aderiu ao #EleNão e listou diversos motivos pelos quais é contra o candidato. Se quiser ler um pouco mais sobre o assunto, clica aqui que tem um texto bem completo sobre isso.
Aproveito o gancho para deixar mais um vídeo de política da Jout Jout para vocês. Saiu nesta semana e fala sobre o legislativo, em outras palavras, explica bem explicadinho porque temos que pensar bem nos deputados nessas eleições.
Uma alegria: saiu o álbum da Cher!
Já falei mais de uma vez aqui, estava muito ansioso para isso e trago como uma alegria nesses tempos conturbados de eleições: saiu o álbum da Cher cantando ABBA! Não preciso dizer nada, só que está maravilhoso (afinal, Cher). Tirem um tempinho do dia para ouvir e dançar, clicando aqui!
#VisiteUmMuseu na Galeria Duque
Já visitou um museu esse mês? Continuo incentivando a visita e o conhecimento da arte. Por isso eu venho dizer que até o dia 14 de novembro terá uma exposição na Galeria Duque, em Porto Alegre. Destacando a figura humana, a exposição traz obras de diversos artistas, como Iberê Camargo, Danúbio Gonçalves e Djanira da Motta e Silva, entre outros.
Onde? Galeria Duque – rua Duque de Caxias, 649, Porto Alegre
Quando? Até 14 de novembro
Que horas? De segunda à sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h.