A capital e o mar

Chegando em Capão da Canoa no mês de fevereiro a impressão que se tem é que Porto Alegre inteira se transferiu para cá. Gaúchos da Capital lotam cafeterias, sorveterias e o principal Shopping do Balneário, o Lynemar. Pela manhã, a atração é a praia.Nos dias de mar verde e céu azul, ninguém resiste a um bom mergulho. Mesmo sabendo que há infestação de "águas-vivas". Que ultimamente assustam e queimam as pessoas.

Mas não é só os gaúchos da Capital, que lotam Capão. Tem gente de Viamão,Canela,Bento Gonçalves,Cruz Alta e Caxias do Sul. É um cadinho de muitos sotaques regionais. Com a alternância do "portunhol", falado pelos hermanos argentinos que nos visitam. Na praia, todos se encantam com as carrocinhas dos nordestinos vendendo suas rendas na forma de vestidos,cangas,shorts e toalhas. As mulheres páram e compram.

Este mercado à céu aberto, já é tradicional.Principalmente pela exuberância das  cores  dos produtos e  facilidade de aquisição. Marketing de vendas é o que não falta por aqui. Há um rapaz que se intitula o "Capitão do Açaí".

 Na areia da praia ele dança para os fregueses precedendo às vendas do suco de açaí. Quando chega, sua sonora carrocinha  imita o apito de um navio. Todos o identificam.Todos o conhecem. E, dizem que o suco de açaí é uma delícia nos dias de calor.

Pela manhã, uma multidão de visitantes faz o circuíto de suas casas até à praia. Levam as inseparáveis cadeiras plásticas para o banho de sol. Os jovens, acrescentam a isto, cervejas em caixas de isopor e muita descontração.

Alguns, mais artísticos, levam violões e rádios com músicas alternativas. Pode-se dizer que ali tudo é uma festa. Sem contar o serviço dos Quiosques à beira-mar.Eles comercializam bebidas e quitutes salgados. Como os "quadradinhos de aipim" e as exuberantes "batatas fritas".

As estrelas da praia, são as pessoas de corpos trabalhados pela ginástica. Gúris e gúrias exibem sua melhor forma alcançada com muita malhação durante todo ano, nas academias de suas cidades. São seguros. Desfilam com desenvoltura. E tem adoração por seus corpos sarados. Como os gregos.Com suas belas formas, bem definidas.

Porto Alegre neste verão 2019, está batendo todos os recordes de altas temperaturas. E a sensação térmica faz muita gente sofrer desconforto. Principalmente idosos que tem pressão alta e rinite.Para eles, fica difícil respirar.

A solução é rumar para o mar onde o oxigênio é mais leve. Para Capão da Canoa, a síntese de todas as praias gaúchas. E a que recebe maior número de visitantes.  Sem dúvida a Capital de todos os gaúchos. Uma Capital com mar. Talvez um desejo geográfico secreto de todos nós.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook