A cultura ainda pulsa | Centro Cultural Mestre Borel e a comunidade da Viamópolis

O Centro Cultural Mestre Borel, que tem por objetivo preservar a memória do Mestre Griot Borel do Xangô – Walter Calixto Ferreira – e de fomentar e preservar a cultura Afro-Brasileira, fornece à comunidade da Viamópolis trabalhos nas temáticas da preservação da memória e do patrimônio cultural imaterial afro-brasileiro e do ensino da Música, da história do negro, das Artes, da Cultura e da Assistência Social.

O Centro Cultural Mestre Borel possui um memorial que reúne documentos, obras, prêmios, correspondências e peças de uso de Mestre Borel. A partir deste memorial organizam exposições sobre sua vida e obra. Cujo trabalho já lhes levaram a participar da 11º Bienal do Mercosul (2018) integrando a programação do MARGS Ciclo de documentários Sagrados Africanos no Sul do Brasil. Está sendo construído no espaço cultural uma biblioteca com obras impressas e em mídias digitais que destacam a história do negro no Rio Grande do Sul.

O Centro também desenvolve oficinas gratuitas semanais de musicalização para crianças da comunidade com os instrumentos de flauta doce, tambores, violão e cavaquinho, desde 2012 já passaram pela entidade cerca de 60 crianças e jovens. São ofertadas oficinas de percussão e desenvolvimento musical para adultos, além de vivências de construção tradicional do tambor ilú e dos toques e axés cantados do Batuque do Sul.

Todos os sábados, o Centro Cultural Mestre Borel realiza a campanha de Entrega de quentinhas em prol da comunidade através de doações de alimentos e agasalhos para as famílias das crianças acompanhadas nas atividades musicais e ao público em geral. A próxima entrega está prevista para o dia 20 de fevereiro na rua Pedro Moreira Lobato 281, na Viamópolis.

– Nos bairros e periferias dos municípios riograndenses constatamos a carência de cultura para as crianças, jovens, adolescentes e comunidade em geral. Partindo da realidade da nossa periferia – primeiro na Restinga (em Porto Alegre) e após aqui na Viamópolis – pretendemos, com o projeto de oficinas culturais, realizar ações que possibilitem o desenvolvimento criativo e o aprimoramento técnico dos beneficiários. Isso refletirá na melhoria na qualidade de vida, na elevação da baixa estima e fortalecimento da identidade étnica e social. O principal objetivo é fazer com que o público alcançado se reconheça dentro de sua cultura e história e assim acredite no seu potencial como um elemento de transformação na sociedade – Diz Sandra Soares, assistente social integrante do coletivo cultural.

Ficou com vontade de saber mais, ajudar e apoiar?

Confere aí:

Centro Cultural Mestre Borel

Rua: Pedro Moreira Lobato 281, bairro Viamópolis, no Município de Viamão/RS CEP 94.455-330

Fone: (051) 98507 2078

https://www.facebook.com/CentroCulturalMestreBorel/

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Notas do Silvestre!

Você já tomou a vacina contra a gripe? Em todo País está em andamento a vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. Uma forma de evitar a doença

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook