Aeromóvel dos chineses: o que já andou e o que está parado?

Aeromóvel que funciona no aeroporto serviria de modelo para os demais | Marco Pecker, Divulgação Trensurb

Se fosse para comparar o deslocamento entre Viamão e o ‘centrão’ de Porto Alegre, seria possível dizer que o aeromóvel com destino à cidade já deixou a Estação Mercado e está em deslocamento. Não está na velocidade plena, mas em fase de aceleração.

Metáforas à parte, uma reunião entre o governo federal e executivos das empresas interessadas em instalar linhas de aeromóvel na Região Metropolitana de Porto Alegre aconteceu nesta terça-feira (21/03). É a terceira desde que o assunto ganhou força por iniciativa dos chineses que apresentaram uma ousada proposta ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no final de janeiro/começo de fevereiro passado.

No encontro, as primeiras análises sobre o fluxo de passageiros e viabilidade econômica foram apresentados por técnicos do Ministério das Cidades. A formatação do negócio será definida em breve segundo a reportagem da Rádio Gaúcha publicou em seu site, na internet. Os detalhes não foram revelados, ainda.

 

Modelagem do negócio

 

Os estudos foram iniciados pelo governo federal depois que a empresa China Railway Engineering Corporation (CREC) entregou um demonstrativo com o esboço do plano para o ministro Padilha. A companhia, que detém a tecnologia do transporte, a gaúcha Aeromóvel do Brasil, integra a iniciativa como parceira.

Ainda de acordo com as informações da Gaúcha, a possibilidade de o negócio andar ainda é tratada com reservas pelo representante comercial da CREC no Brasil, Chhai Kwo Chheng, e pelo governo federal. As principais questões pendentes se referem à modelagem financeira, viabilidade junto às empresas que fazem o transporte nas cidades e a participação da Trensurb.

 

Mesmo veículos

 

As possibilidades previstas para o negócio, intermediado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, envolveriam a entrega da administração da Trensurb por 30 anos, conforme matéria do Diário do começo de fevereiro.

Conforme a reportagem da Rádio Gaúcha, desta terça, o que não está formatado ainda é se a relação será através de parceria público-privada (PPP), uma join venture, abertura de capital ou total controle estatal.

Os veículos seriam semelhantes aos utilizados no Aeroporto Salgado Filho, porém com capacidade para até 600 passageiros. A velocidade poderia ser maior do que a da linha existente entre o terminal aéreo e a Estação Aeroporto do Trensurb.

— A velocidade do aeromóvel é de 60 quilômetros horários, o que dá uma velocidade média operacional de 28 quilômetros horários, que é alta comparada com a dos ônibus que é de 15 quilômetros horários — segundo o diretor-executivo da Aeromóvel do Brasil, Marcus Coester, conforme a publicação da emissora.

 

LEIA TAMBÉM

Vamos de aeromóvel, sim, para Porto Alegre

E o chinês do aeromóvel esteve em Viamão

 

Canoas

O interesse dos chineses na Região Metropolitana de Porto Alegre foi demonstrado depois que a CREC venceu a licitação para construir a linha do aeromóvel de Canoas, que vai ligar uma estação do Trensurb aos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A realização dessa obra foi idealizada na gestão do ex-prefeito Jairo Jorge (PDT).

 

11 municípios

 

O projeto da CREC prevê a integração das estações do Trensurb com linhas do  aeromóvel chegando a 11 municípios. O custo estimado é de cerca de R$ 10 bilhões, considerado menor do que o de outras opções, como o metrô subterrâneo.

Até o momento, ao menos duas reuniões foram realizadas entre os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e das Cidades, Bruno Araújo, e as empresas. Não há prazos definidos para as conclusões, nem para um possível início das obras ou da operação do sistema.

 

As linhas

 

A novidade seriam os mais de 80 quilômetros – novos – de linha suspensa:

 

1

Além de Viamão (a partir da avenida Ipiranga) , Cachoeirinha-Gravataí (extensão da linha Mercado-Triângulo), outra para a Zona Sul da capital (até o bairro Tristeza) e um braço entre as linhas da Trensurb e a Ulbra de Canoas.

 

2

Também seriam implantadas linhas menores como Estação Mercado-Terminal Cairú, em Porto Alegre, e outra em Canoas, a Mathias Velho-Guajuiviras.

 

3

A negociação entre a CREG e o governo brasileiro vem sendo intermediado pelo empresário Marcos Coester, filho do inventor do sistema, o pelotense Oskar Hans Wolfgang Coester.

 

O que é

 

– O aeromovel é uma solução de transporte urbano que apresenta vantagens importantes, em termos de economia, segurança e conforto aos usuários.

– O conceito do sistema totalmente automatizado, que funciona em via elavada com propulsão a ar, estabelece novos padrões de mobilidade sustentável e inovadora.

– Através da integração com outros meios de transporte, o aeromovel complementa soluções existentes com baixo impacto ambiental e qualidade de vida às pessoas.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Vazio existencial

Carmen tinha visões. Carmen não controlava seus instintos nem sua solidão. Às vezes, se desesperava no caos da existência. Principalmente para quem se questionava e necessitava saber. De tudo. Sua

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook