No dia 8 de janeiro é comemorado o Dia do Fotógrafo, profissional dedicado a registrar momentos felizes na vida de todos nós e também aqueles que não são tão felizes assim, mas que são importantes para o mundo. A data foi escolhida para homenagear estes profissionais pois foi em um 8 de janeiro que o primeiro Daguerreótipo chegou no Brasil. O Daguerriótipo é a primeira máquina de fotografar que se tem notícia, invantada por Louis Daguerre em 1839, e consistia na captura da imagem em uma placa de cobre. O processo era tão lento que uma fotografia demorava horas para ficar pronta, e o fotografado precisava ficar todo este tempo imóvel.
Para comemorar o dia do fotógrafo, os estudantes que participam do Marista em Férias realizaram uma oficina de fotografia. Durante a experiência, as crianças puderam ter o primeiro contato com uma câmera e tirar fotos dos colegas.
A atividade foi dividida em três momentos. Na primeira parte, os estudantes ficaram em duplas e precisavam desenhar o colega que estava a sua frente. No segundo momento, eles mostraram o desenho aos educadores. Na terceira etapa, eles realizaram a parte prática da oficina, onde cada criança tirou uma foto do colega que havia desenhado na etapa anterior.
Para o estudante Augusto dos Santos a experiência foi muito divertida. “Eu gostei muito, pois na oficina eu pude desenhar o meu amigo e depois tirar a foto dele. Foi uma aventura, além de poder mexer na câmera. ”
Sobre o Marista em Férias: A partir da sugestão das famílias sobre um projeto nas férias, o Marista Graças está lançando a 1ª edição do Marista em Férias. Com o objetivo de oferecer um espaço de entretenimento durante as férias de verão, entre os dias 3 a 19 de janeiro de 2018 serão oferecidas atividades em turno integral para a Educação Infantil e Anos Iniciais.
Entre as oficinas estão: trilha ecológica, judô, cinema com pipoca, esportes, oficinas, pintura artística, hora do conto, brincadeiras lúdicas, culinária, dança, além de atividades com os parceiros Yázigi e Grupo Escoteiro Marista (Gemidt).
O turno da manhã será das 8h às 12h, e o da tarde, das 13h30 às 18h. O almoço será servido pela cantina – Restaurante Cheiro Verde – que já está alocada no Centro Cultural.